Muita música e desportos radicais no Festival da Juventude

Actividades radicais e muita música ao gosto dos mais jovens. São dois dos ingredientes que marcam MAIACT ’08 – Festival da Juventude da Maia, que se realiza entre os dias 19 e 26 deste mês. A apresentação oficial do evento, organizado pela primeira vez pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, decorreu no passado sábado, no Parque de Avioso, e contou com a presença do presidente da autarquia, Bragança Fernandes, do presidente da Assembleia Municipal, Luciano Gomes, do vereador da Juventude, Hernâni Ribeiro e de vários jovens, que pela forma como reagiram ao cartaz de espectáculos e actividades não vão perder esta oportunidade.

O vereador da Juventude diz que, acima de tudo, o Maiact vai ser “um grande festival de juventude”. Vai-se dividir em duas grandes áreas. No espaço ACTIMAX todos os dias entre as 14h00 e as 21h45, os jovens vão poder aproveitar todos os desportos radicais à sua disposição. Será uma oportunidade para fazerem bungee jumping, um baptismo de paramotor, paintball, andarem numa pista moto 4, treparem pela parede de escalada, entre outros. Como complemento haverá worhshops de DJ’s, Graffiti e aulas de yoga, tai-chi e ginástica.

No outro espaço, instalado no Complexo de Ténis da Maia, a partir das 22h00, é a música quem irá dominar. O pelouro da Juventude apostou num cartaz “forte”, 100 por cento português, mas que abrange vários estilos musicais desde o rock, passando pelo hip-hop, reggae, metal e pop, “com grupos musicais de renome no seu estilo e com provas dadas no panorama musical Português e Internacional”, afirma Hernâni Ribeiro.

Destaque para “The Gift”, “Moonspell”, “Mind da gap”, que encerram o festival. “O gosto pela música está presente na grande maioria dos jovens mas depois há gosto distintos e nós conseguimos um cartaz variado para ser do agrado de todos”.

Hernâni Ribeiro salienta ainda no programa o terceiro Festival de Danças Urbanas, iniciativa que arrancou muitas palmas na apresentação do evento. O autarca recorda que tinha prometido começar a dar uma outra dimensão ao evento e é isso que tem vindo a fazer. “Começamos, no primeiro ano, com uma noite que encheu o fórum e deixou gente fora; no segundo ano tivemos já dividido por duas noites, novamente o fórum esgotado e agora temos outra capacidade no complexo de ténis e vai encerrar com uma grande banda de hip-hop, que são os Dealema”, conta.

Destaca ainda do programa o concurso de bandas de garagem. Certo é que a banda que vencer o concurso vai ter como prémio fazer a abertura do concerto dos “The Gift” e receber mil euros. “Penso que é um bom prémio para um concurso deste género”.

Depois de ter apostado no empreendedorismo e na criação de mecanismo que apoiem os jovens nas dificuldades do dia-a-dia, o vereador entende que este tipo de iniciativa faltava aos jovens da Maia e para a juventude em geral. “Penso que este evento, pela abrangência que tem, pelo público que irá cativar, será o local ideal para promover o encontro entre os jovens e o pelouro sair reforçado em todas as suas vertentes”.

Hernâni Ribeiro só espera que o programa vá de encontro aquilo que os jovens gostam e que acima de tudo participem. “Isto só faz sentido se eles usufruírem”, conclui.

Conselho Municipal

No mesmo dia da apresentação do Maiact’08 decorreu também a segunda sessão ordinária do conselho municipal de juventude. Os cerca de 35 membros deste órgão consultivo, concentram-se no Fórum Jovem da Maia e o vereador da Juventude aproveitou para colocar os seus elementos a par daquilo que foi a actividade do pelouro nos últimos três meses, com destaque para mais uma edição da Feira das Oportunidades. Uma iniciativa, referiu, que mereceu elogios. Os jovens aproveitaram também para deixarem algumas sugestões.

Depois, deslocaram-se de autocarro às instalações municipais de juventude, nomeadamente à Casa do Alto e às lojas da Juventude de S. Pedro Fins e Gemunde. Hernâni Ribeiro diz que o pelouro decidiu fazer estas visitas porque nos conselhos municipais anteriores percebeu que “havia um desconhecimento daquilo que eram todas as valências do pelouro da juventude” e quis colmatar isso.

O encontro terminou na apresentação do Maiact’08, com cocktail no Parque Urbano de Avioso.

Isabel Fernandes Moreira