Folclore… e não só, nos Moutidos

A Associação Cultural e Recreativa “Os Fontineiros da Maia” vai promover, entre sexta e domingo, mais uma “festa no parque”, no Parque Urbanos dos Moutidos. Na sexta haverá um show de imitações com o grupo Maia Show, a partir das 21h30. Sábado realiza-se o Encontro Nacional de Folclore de Águas Santas, com a presença de seis agrupamentos nacionais de folclore. Desde logo o grupo da casa, É a partir das 21h00.

No domingo, haverá diversões no parque, com insufláveis, jogos e música, além de uma tarde dançante.

Depois de vários anos a promover apenas o festival de folclore, a associação decidiu seguir outro caminho e transformar o evento num projecto de animação multidisciplinar. A ideia passou por realizar um fim-de-semana cultural, aproveitando também as capacidades do Parque Urbano dos Moutidos.

“A freguesia de Águas Santas não tem muito o hábito de ter iniciativas culturais dentro da própria freguesia. Sabemos, de antemão, que há pessoas da nossa colectividade que não gostam só de folclore e temos de pensar nessas pessoas. Por isso avançamos para outras áreas, como a dança e as diversões”, sublinha José Manuel Sampaio, presidente dos Fontineiros da Maia.

Por isso, hoje à noite (21h30), haverá um espectáculo de imitações pelo grupo Maia Show. Amanhã, às 21h00, decorre o Encontro de Folclore de Águas Santas, com a presença de diversos agrupamentos, entre os quais o da casa. No domingo haverá uma tarde de animação, com diversões para as crianças, jogos, música e uma tarde dançante, animada pelo conjunto Tropical.

Como no passado, Os Fontineiros da Maia contam com uma presença em massa da população da freguesia e não só. “A população de Águas Santas costuma aderir a este tipo de iniciativas e é isso que nos dá força para, ano após ano, fazermos mais e melhor”.

Agenda

Festival de Folclore Grupo Folclórico Os Fontineiros da Maia

Sábado, 21h00

Parque dos Moutidos

Grupo Folclórico e Etnográfico de Bairrados da Ribeirinha

Grupo Folclórico de Nossa Senhora do Monte

Grupo Folclórico de Santa Eulália de Barrosas

Rancho Folclórico do Retaxo

Grupo Folclórico de Pescadores de Vila Chã

Grupo Folclórico Os Fontineiros da Maia

(notícia desenvolvida na edição de sexta-feira de Primeira Mão)

Ouça da declaração de José Manuel Sampaio: