Maia obtém fundos europeus para a regeneração urbana do Sobreiro

Futuro do Sobreiro

O Programa Operacional Regional do Norte – Operação Norte 2 vai comparticipar, com 48,7 milhões de euros, oito projectos de regeneração urbana de sete cidades do Norte. Um deles na Maia, que viu aprovado o seu projecto para a regeneração urbana do Bairro do Sobreiro, que visa a sua integração na malha urbana, com um custo global da ordem dos 4,274 milhões de euros.

Estes projectos, que representam uma intenção global de investimento de 69,6 milhões de euros, envolvem os municípios do Gaia (que teve dois projectos aprovados), Porto, Maia, Chaves, Bragança, Guimarães e Peso da Régua.

O projecto apresentado pela Câmara de Gaia envolve a primeira fase da requalificação e reintegração urbana do Centro Histórico de Gaia. O segundo é para a regeneração e requalificação da urbanização de Vila d’Este.
O projecto da Câmara do Porto destina-se à regeneração urbana do Morro da Sé.
O presidente da CCDR do Norte anunciou mais 345 milhões para as cidades e mais 100 milhões para o metro do Porto. Neste caso, podem ser mobilizados para a expansão da rede do metro, erm concreto para a construção das linhas da Trofa, Gondomar e o prolongamento da linha de Gaia para Laborim.