Parque Maior vai ser o novo centro da Maia

A primeira fase do projecto de regeneração urbana do Bairro do Sobreiro, Parque Maior, irá receber uma comparticipação de quase três milhões de euros, para um investimento total de 4,274 milhões de euros. A comparticipação é proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder). O projecto da Maia foi alvo de uma candidatura ao concurso lançado pelo programa ON.2 – O Novo Norte, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O projecto é considerado pela autarquia, “uma das mais importantes intervenções de remodelação urbana a realizar em Portugal nos próximos anos”. O objectivo é transformar uma zona degradada, constituída por habitações sociais com mais de três décadas, numa “nova área central atractiva para as pessoas e de excelência urbanística”, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

A sua implementação implica a demolição das torres habitacionais lá existentes – grande parte delas já foram demolidas -, assim como, o realojamento dos seus moradores em vários pontos do concelho, como forma de promover a inclusão social. No bairro viviam cerca de 600 famílias. Mais de 100 já foram realojadas.

O projecto da autoria do arquitecto Souto Mora tem como âncora a construção de um Parque Urbano, articulado com o centro da cidade e com o futuro Pólo de Serviços.

Permitirá ainda “substituir” o Bairro do Sobreiro, “por um conjunto totalmente novo de habitações modernas e com elevados padrões de qualidade de vida”.

O novo Parque Urbano cumpre, de acordo com a autarquia, os critérios eco-urbanísticos, conciliando os espaços verdes e de lazer com zonas destinadas a serviços públicos, sociais e comércio. Abrangerá uma área de intervenção com cerca de 273 812 metros quadrados, que engloba toda a zona do Sobreiro até à Avenida D. Manuel II e uma parcela de terreno (Quinta da Lage) em frente ao inacabado edifício das piscinas olímpicas – para aqui está previsto um outro projecto, o Praça Maior (zona desportiva com cerca de 99 mil m2).

Fernanda Alves

(notícia desenvolvida na edição desta semana de Primeira Mão)