,

PS – Porto quer debater futuro do aeroporto

O PS-Porto quer promover, em Setembro, um amplo debate sobre o futuro modelo de gestão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A intenção foi anunciada pelo coordenador dos deputados socialistas eleitos pelo Porto, Fernando Jesus, que é membro da Comissão de Obras Públicas da Assembleia da República.
No debate, o PS quer juntar todas as entidades e forças que têm manifestado preocupação com esta questão, nomeadamente a Junta Metropolitana do Porto, as associações empresariais nortenhas, as universidades, assim como os consultores especializados e as empresas do sector.

Fernando Jesus manifestou acordo com as mais recentes declarações do presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, que defendeu que os empresários nortenhos têm capacidade para gerir o aeroporto. Mas, considerou ser essencial que os empresários nortenhos – que já apresentaram publicamente a sua intenção de concorrer caso o Governo venha a abrir um concurso para a gestão autónoma do aeroporto – explicitem a sua posição quanto à futura política de taxas aeroportuárias que pensam aplicar.

"É que a competitividade futura do Sá Carneiro vai depender muito das políticas de taxas a aplicar não só às companhias aéreas, mas também aos passageiros e estranho muito que o doutor Rui Rio não inclua esta questão nas suas preocupações", afirmou Fernando Jesus.