Volta molhada em bicicleta

Nelson Oliveira, da LA Sistemas-SSS-Trevomar, foi o vencedor da primeira Volta ao Concelho da Maia em bicicleta. O corredor, campeão nacional de contra-relógio no escalão sub-23, arrecadou ainda a camisola branca (classificação por pontos) e a laranja (correspondente ao líder da juventude).

Na primeira edição desta prova organizada pela União Ciclista da Maia (UCM) destacou-se ainda Sérgio Ruas, da Crédito Agrícola, o melhor na montanha, o que lhe garantiu a camisola azul. E recebeu-a no último dia da volta, com o colega de equipa Fábio Ferreira a vencer a terceira e última etapa da prova. Ao pódio, colocado junto à Torre Lidador, subiu ainda o vencedor das metas volantes, José Gonçalves (Sta. Maria da Feira-ELeclerc-Moreira Congelados) para receber a camisola verde.

Na entrega das camisolas e troféus estiveram autarcas da Câmara da Maia e das juntas de freguesia que apoiaram a iniciativa, mas quem fez a entrega ao líder da Volta ao Concelho da Maia foi o director desportivo da Maia-SEC-ABB, a equipa de sub-23 da UCM. No final, Paulo Couto confessava a PRIMEIRA MÃO estar “bastante satisfeito”, sobretudo com o “bom nível de organização”.

O principal obstáculo, sobretudo ao desempenho desportivo dos corredores, foi mesmo a chuva. Começou a cair logo no sábado, dia da primeira etapa, provocando alguns incómodos perto do final da tirada de 114,4 quilómetros (kms). E continuou no domingo, obrigando a um atraso de quase uma hora no início do contra-relógio individual na pista do Estádio Municipal Dr. Vieira de Carvalho. Outro atraso verificou-se à tarde, na partida para o circuito urbano de 70,2 kms, que só terminou bem perto das 19h00, hora a que Fábio Ferreira cortou a meta, junto ao estádio. Apesar de tudo, e por grande parte as estradas serem em paralelo, Paulo Couto sublinhou que “não houve quedas de gravidade”.

Marta Costa

(Notícia a desenvolver na edição de sexta-feira de Primeira Mão)

Veja algumas fotos: