Dia Mundial da Música no Metro, da Casa da dita, no hospital, em Gaia…

Quarta-feira é o dia de todas as músicas no Metro do Porto. Para assinalar oficialmente o Dia Mundial da Música, a empresa do Metro promove uma iniciativa especial

As comemorações oficiais do Dia Mundial da Música – promovidas pela Casa da Música –, têm como palco as composições e as estações da rede do Metro. A partir do meio da manhã e até final da tarde, estará aberto “todo um itinerário musical aberto a clientes e ao público em geral”.

A partir das 15h30, ao entrarem em algumas composições, os passageiros são recebidos por um naipe da Orquestra Nacional do Porto (ONP) em plena execução da 5.ª Sinfonia de Beethoven.

Viajando nos veículos e em todas as linhas, os músicos da ONP levam pedaços desta célebre sinfonia até à Estação de São Bento, onde estará a maestrina Joana Carneiro. Reunida a orquestra reunida, será interpretado o primeiro andamento daquela obra. Este concerto breve, pelas 16h30, no mezanino da Estação de São Bento, constitui o ponto alto das comemorações do Dia Mundial da Música.

A partir das 11h00, e para quem gosta de ter uma participação mais activa, o Serviço Educativo da Casa da Música propõe a construção de uma composição colectiva que vai ganhando forma ao longo do dia.

Para assinalar o Dia Mundial da Música, e no âmbito das comemorações dos 50 Anos do Hospital de S. João, o pianista António Pinho Vargas vai dar um concerto no maior hospital do Norte, que terá lugar amanhã, pelas 21h30. O concerto, com entrada livre e aberto ao público em geral, é também dirigido aos doentes internados no Hospital de S. João.

E ainda…

Esta é a primeira de muitas acções que vão estender-se ao longo de um ano, e que pretendem assinalar os 50 Anos do “S. João”, sob o tema: “Hospital de S. João: Um lugar na cidade”.

O Dia Mundial da Música começa hoje a ser celebrado pela Câmara de Gaia, com a realização de um concerto no Cineteatro Eduardo Brazão, em Valadares, a partir das 21h45.

No espectáculo vão participar o Coro Infantil e os Solistas do Conservatório, que interpretarão canções populares portuguesas e obras de compositores internacionais.

Amanhã, no Auditório Municipal de Gaia haverá uma gala de ópera pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, pelas 21h45, com acesso gratuito. Do programa constam ‘Don Giovanni’, ‘As Bodas de Fígaro’ e ‘Cosi fan tutte’, de Mozzart; ‘Don Pasquale’ e ‘Elisir d’Amore’, de Donizetti; ‘Gianni Schicchi’ e ‘La Bohème’, de Puccini; ‘Rigolleto’ e ‘La Traviata’, de Verdi;