João Maia / Tiago Figueiredo ficaram em 5º lugar nos Campeonatos do Mundo

Pela primeira vez na história da Ginástica Acrobática portuguesa, um par masculino alcançou o 5º lugar nos Campeonatos do Mundo. A honra coube a João Maia / Tiago Figueiredo.

O par apurou-se para a final em 6º lugar e, depois de um bom exercício de Combinado, conseguiram ultrapassar o forte par da China, alcançando o 5º lugar da classificação final nestes Mundiais, que terminaram ontem em Glasgow (Escócia).

O par ucraniano (bi-campeão mundial) revalidou o título, enquanto um par da Rússia classificou-se em 2º lugar, seguido pelo par da Grã-Bretanha e por um outro par russo. O domínio dos países de Leste e da China apenas foi perturbado pelos britânicos e pelos portugueses.

O Acro Clube da Maia, ao qual estão ligados os dois atletas, refere que é “um resultado, sem dúvida, espectacular que vem premiar todo um enorme trabalho que ambos os ginastas têm desenvolvido no nosso país”.

“A diferença pontual para os restantes adversários, apesar de superior a 0,5 pontos, vem mostrar que o caminho percorrido é o mais acertado e que, com uma nova época de preparação, tudo será possível nos Europeus de Vila do Conde”, complementa o clube, através da sua direcção.

O par João Maia / Tiago Figueiredo conquistou, por mérito próprio, um lugar junto dos seis seleccionados de todo o mundo para os World Games 2009, que decorrerão em Julho, em Taiwan.

Os “jogos olímpicos” das modalidades não-olímpicas são uma competição que decorre de quatro em quatro anos em que o apuramento se alcança nos mundiais e onde apenas entram os seis melhores ginastas (pares / trios / quadras) do mundo.