Festival das Sopas na EB 2,3 da Maia

Hoje, na escola EB 2,3 da Maia foi dia de "Festival das Sopas". A iniciativa, integra as actividades de educação para a saúde do estabelecimento de ensino, há cerca de sete anos, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, mas envolve quase todas as disciplinas e toda a comunidade escolar, incluindo professores, auxiliares da acção educativa, representantes dos pais e o Cento de Saúde .

De acordo com a coordenadora da educação para a saúde, Maria Inês Cunha, o objectivo é proporcionar o convívio entre todos mas trabalhar também os hábitos alimentares e prevenir a obesidade, uma vez que trabalham a temática de forma transversal.

Neste caso, "vocacionamos mais para a sopa porque é muito importante que eles se habituem a comer sopa porque também estamos a fazer um programa juntamente com a edução física, onde estamos a tentar fazer a prevenção da obesidade", justifica a docente.

Na hora do almoço os alunos puderam escolher entre creme de legumes, sopa à lavrador, sopa de vagens e caldo verde. E depois da sopa, enquanto esperavam pelo prato principal mostraram que a mensagem passou. Para uma alimentação saudável, dizem os meninos, é preciso “uma alimentação variada, completa, com sopa, legumes, fruta, água, pão, carne e peixe”.