, ,

Manuais digitais e quadros interactivos a caminho das escolas

Começaram a ser distribuídos pelas escolas do 1º ciclo, esta quarta-feira, os manuais digitais adquiridos pela Câmara Municipal da Maia. Esta nova ferramenta foi desenvolvida pela Lusoinfo, Sistemas de Informação Lda.

A Maia é o primeiro município do país a aderir ao Manual Digital que promete revolucionar o método de ensino e aprendizagem. Para o efeito, adquiriu cerca de seis mil pen drives USB com 1GB. É neste dispositivo que está disponível o manual digital, sendo que o seu conteúdo está adaptado a cada um dos anos de escolaridade do 1º ciclo.  Para além do Estudo do Meio, Língua Portuguesa e Matemática o Manual Digital contemplou ainda as disciplinas das Actividades de Enriquecimento Curricular, designadamente, TIC, Inglês e Apoio ao Estudo. Existe nas versões professor e aluno.

A implementação das novas tecnologias nas escolas, como forma de promover o sucesso escolar, é um dos principais objectivos da autarquia, que já iniciou a instalação de quadros interactivos nos estabelecimentos de ensino. E que ao que tudo indica, estão a ter uma grande receptividade por parte dos alunos e dos professores.

Na totalidade, a aquisição dos manuais digitais e os quadros interactivos representa um investimento municipal em cerca de meio milhão de euros.

Fernanda Alves

(Notícia para ler, em desenvolvimento, esta sexta-feira no PRIMEIRA MÃO)

Vídeo

Na entrega dos manuais digitais, a autarquia apresentou um vídeo no qual indica as iniciativas com que suporta a garantia de uma forte aposta na educação. Primeira Mão teve acesso a esse vídeo, que pode ver aqui:

[flashvideo filename=videos/FILME_ESCOLAS.flv /]