Pão Vida presente na comemoração do Dia Mundial da Alimentação na Quinta da Gruta

“Com a saúde escolar, a alimentação vamos comemorar!”. Foi este o tema da actividade organizada pelo Gabinete de Saúde e Educação da Câmara Municipal da Maia, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação que se comemorou na passada quinta-feira.

As actividades decorreram na Escola de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, na Vila do Castelo, e estiveram direccionadas para os alunos das escolas do 1º ciclo. As atenções estiveram viradas para o pão e para as regras a ter em termos de segurança e higiene alimentar. Tiveram a oportunidade de conhecer o processo de transformação da farinha, o fabrico do pão e os seres invisíveis que ajudam a fazer o pão.

Promover hábitos alimentares mais saudáveis junto da população jovem é um dos principais objectivos do vereador da Educação, Saúde e Acção Social, Nogueira dos Santos. Não só no dia comemorativo da alimentação, mas nos 365 dias do ano. Foi nesse sentido que, recentemente, a autarquia implementou nas cantinas escolares o Pão Vida. É um pão com mais fibra e baixo teor de sal, concebido pela AIPAN (Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte) e aprovado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Portanto, a iniciativa organizada no Dia Mundial da Alimentação, veio reforçar ainda mais essa aposta na saúde. “É extremamente importante, porque vai permitir que eles tenham mais boa formação, e também para que possam ser veículos transmissores para a famílias de bons comportamentos a nível alimentar, de forma a permitir termos no concelho um estilo de vida cada vez mais saudável e apropriado”, sublinhou o vereador e médico, Nogueira dos Santos.

Fernanda Alves

(Notícia a desenvolver na edição desta semana de Primeira Mão)