,

Maiatos no Parlamento dos Jovens

Há quatro escolas do concelho da Maia na edição deste ano do Parlamento dos Jovens. A iniciativa da Assembleia da República (AR) repete-se para “promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da actualidade”.

Este Parlamento dos Jovens consiste em duas sessões nacionais na AR – uma para o ensino secundário (Abril) e outra para os alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico (Maio) – que são preparadas ao longo do ano lectivo. Nesse momento, os alunos vão já contar com a presença de deputados da Comissão de Educação e Ciência, exactamente o órgão parlamentar responsável pela orientação deste programa.

Os temas para a edição do ano lectivo 2008/2009 foram aprovados a 17 de Junho. Para o ensino básico, foi escolhida a temática “Alimentação e Saúde”. Será este o tema a debater, pelas três escolas do concelho da Maia que se inscreveram: EB 2,3 de Nogueira da Maia, Escola Secundária da Maia e Colégio Novo da Maia. Quanto aos alunos do ensino secundário, vão debater a temática “Participação Cívica dos Jovens”. Com apenas uma escola do concelho – a Escola Secundária da Maia – que participa pela segunda vez na iniciativa da AR.

O processo do Parlamento dos Jovens começa com o debate dos temas no contexto da escola. Seguem-se as eleições, e respectiva campanha, e depois as sessões escolares com os alunos eleitos. É nesta fase que os estudantes devem aprovar o projecto de Recomendação da Escola e eleger os elementos que vão representar o estabelecimento de ensino nas respectivas sessões distritais. Já na presença de um deputado, são nesse contexto eleitos os deputados das escolas às sessões nacionais.

Vão decorrer na Assembleia da República, com a duração de dois dias. No caso do ensino básico, nos dias 20 e 21 de Abril. Já em Maio, a 25 e 26, realiza-se a sessão nacional do ensino secundário.

Marta Costa

(Notícia desenvolvida na próxima edição de Primeira Mão)