Lipor avança com novo Centro de Triagem

A Lipor vai avançar com a edificação de um novo centro de triagem. Tendo em conta que o projecto e o processo para concurso estarão concluídos até Março, e que haverá um concurso público internacional, a construção deverá ficar pronta em 2011.

O equipamento ficará localizado no próprio complexo sede da associação intermunicipalizada de tratamento de resíduos, na fronteira que une as freguesias de Ermesinde e Baguim do Monte. O novo complexo ocupará sensivelmente o espaço onde actualmente se situa a antiga unidade de compostagem. A área de influência directa é de cerca de 21 mil metros quadrados e a área de implantação será de quase 12 mil metros quadrados.

A Lipor sublinha que este centro está estruturado em quatro zonas diferenciadas e isoladas entre si por paredes corta-fogo mas constituindo duas unidades funcionais distintas. Uma delas é a área administrativa e social, com zona de apoio ao Centro de Triagem. Terá, no subsolo, um Parque de Estacionamento com 93 lugares e áreas técnicas. Acima do solo, haverá áreas de apoio administrativo e de apoio social e áreas técnicas em cobertura.

A outra área refere-se ao processo de triagem, distribuídas por três zonas processuais: zona de recepção e armazém de stock, zona de pré-triagem e de triagem e zona de armazenagem e expedição. O novo Centro de Triagem destina-se ao processamento de embalagens plásticas e metálicas.

(Notícia a desenvolver na edição desta semana de Primeira Mão)