João Maia e Tiago Figueiredo em segundos nos “World Games”

Depois do sucesso registado nos recentes Mundiais de Glasgow, o par masculino do Acro Clube da Maia, João Maia e Tiago Figueiredo, recebeu um convite nominal para participar no “Test Event dos World Games 2009”, uma prova que é uma réplica da competição que decorrerá em Julho de 2009 e que serve para testar todos os processos por parte da organização do evento, como o alojamento, transportes, processos competitivos, ajuizamento.

Com estes dois ginastas maiatos apurados directamente para os “World Games 2009” – prova que decorre de quatro em quatro anos para as modalidades não

Olímpicas, como a Ginástica Acrobática ou o Karaté – foi com naturalidade que o convite por parte da organização surgiu para o par português.

Depois de quase 30 horas de viagem desde a Maia até Taiwan, os ginastas enfrentaram uma das mais difíceis provas, pelo facto de terem de realizar todos os exercícios apenas numa tarde. Por norma está previsto um exercício por dia de competição.

No entanto, e com um exercício de Equilíbrio menos conseguido, seguiu-se um

Dinâmico arrebatador, com a melhor nota da competição, e um Combinado que os classificou em 2º lugar, à frente do par da Rússia e a apenas 0,19 do par da Ucrânia, que haveria de vencer a prova. Foi uma das melhores classificações de sempre para Portugal.

Após a competição, e com os resultados apresentados, surgiu o convite da Confederação do Desporto de Portugal, para uma exibição ontem, na Gala de Entrega dos Prémios desta instituição.

Nesta altura o Acro Clube da Maia prepara já a sua primeira organização, no dia 13 de Dezembro, com o I Open de Ginástica Acrobática da Maia.