World Press Photo na Maia… só até amanhã

Termina amanhã a exposição de fotojornalismo da World Press Photo que a Maia acolhe anualmente. As cerca de 300 imagens seleccionadas podem ser vistas até ao final da tarde no Fórum da Maia.

Foram as 300 seleccionadas de um total de 80 mil, enviadas por 5019 fotógrafos de 125 países.

A foto vencedora de 2007 é da autoria de Tim Hethrington, um fotógrafo britânico. A imagem foi captada a 6 de Setembro de 2007 e mostra um soldado norte-americano a descansar num bunker. “O júri escolheu esta imagem, não pela sua perfeição técnica, porque como podem ver, está um pouco escura e desfocada, mas porque o júri considerou que tinha um forte poder de comunicação. O presidente do júri explicou que a imagem mostra a exaustão de um homem e ao mesmo tempo a exaustão de uma Nação”, justificou o comissário da mostra.

Em simultâneo com a World Press Photo 2008, decorre a exposição dos trabalhos concorrentes ao oitavo Prémio Fotojornalismo Visão/BES. O vencedor foi o fotojornalista freelancer Augusto Brázio de 43 anos. Concorreram 227 fotógrafos com 6848 imagens.

Horário da exposição: das 15h00 às 19h00. Preço dos bilhetes: Gratuitos para visitas de instituições de ensino, sujeitas a marcação prévia; 3 euros para o público em geral; 2 euros para os portadores de cartão jovem / estudante; Gratuitos para a imprensa, maiores de 65 anos e menores de 12 anos.

Veja algumas das imagens: