,

Está aprovado o Orçamento para 2009

Está aprovado o orçamento e as grandes opções do plano para 2009. Os documentos foram discutidos e aprovados esta terça-feira, em reunião extraordinária do executivo, por maioria, com os votos contra de dois vereadores do Partido Socialista. O terceiro elemento da oposição não esteve presente.

São 117 669 460,00 euros, um valor que, segundo o presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, se mantém “mais ou menos”igual ao aprovado para o corrente ano.

O autarca da Maia destaca uma novidade “muito importante” que tem a ver com a criação de um Fundo de Apoio Social, no valor de 100 mil euros para dar resposta a algumas situações urgentes e gravez de cariz social. Face ao agravamento da crise económica, “as pessoas estão a passar por momentos muito difíceis, não têm dinheiro, há uma taxa de desemprego muito grande e têm sido constantes as solicitações por parte da população junto da autarquia", justifica.

Aliás, “todos os dias me procuram no café, mais do que uma pessoa, a pedir ajuda, a pedir casa ou a pedir emprego, ou alimentação”, afirma Bragança Fernandes. Por isso, entendeu a Câmara Municipal da Maia criar este fundo. A ideia, poderá passar por criar “uma espécie de cantina, ou outro género, para ajudar as famílias que estejam a atravessar problemas monetários”.

O presidente da Câmara Municipal aponta ainda outra novidade em termos sociais, que passa por um novo projecto de Apoio Domiciliário e que tem uma dotação orçamental de cerca de 50 mil euros. A ideia é responder a necessidades básicas prementes da população idosa que está em casa sozinha, nomeadamente transporte até aos centros de saúde e pequenas reparações ao domicílio. “Eu já tinha prometido isso e vai começar já a funcionar em Janeiro”.

Isabel Fernandes Moreira

Ouça as declarações do presidente da Câmara da Maia

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Ouça das declarações de Bragança Fernandes

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.