,

Ministra da Saúde inaugura USF Íris

Já não há utentes sem médico de família na área de influência do Centro de Saúde do Castelo da Maia. A população de 30 mil inscritos ficou hoje coberta com a inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Íris. É a segunda no mesmo edifício – depois da USF Viver Mais – que se junta ainda à USF de Pedras Rubras.

O cenário faz deste centro o primeiro do país a funcionar apenas com unidades de saúde familiares, frisou a ministra da Saúde, a quem coube inaugurar o novo espaço. Ana Jorge destacou ainda o facto de permitir que todos os utentes tenham médico de família, aliás, o objectivo do Governo inerente à reforma dos cuidados de saúde primários.

Ouça as declarações da ministra da Saúde, Ana Jorge:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Esta USF Íris serve um universo de cerca de oito mil utentes, das freguesias de Santa Maria de Avioso, S. Pedro de Avioso, Gemunde e Gondim.

Faz parte das 156 USF já em funcionamento no país, ultrapassando os objectivos definidos pelo Governo, que apontavam para 150, até ao final de 2008.

Antes de inaugurar a USF Íris, Ana Jorge tinha passado pelo concelho de Matosinhos, pelas freguesias de Perafita e Leça do Balio.

Marta Costa