“Um Natal Sem Igual” juntou três mil quilos de alimentos

A Câmara Municipal da Maia, através do pelouro da Juventude, entregou esta quarta-feira cerca de três mil quilos de alimentos e alguns brinquedos a quatro Instituições de Solidariedade Social do concelho. Fundação Lar Evangélico, APPACDM da Maia, Associação “A Causa da Criança” e projecto Semente da Socialis, foram as contempladas.

Os bens foram recolhidos durante o programa de animação natalícia "Um Natal Sem Igual", que pelo terceiro ano consecutivo percorreu todas as escolas do 1º ciclo e jardins de infância, entre 15 e 18 de Dezembro, envolvendo cerca de 6500 alunos. O programa consistia na visita do Pai Natal às escolas, acompanhado de uma equipa de animadores.

As crianças receberam, como lembrança da câmara, uma mochila e, em troca, tinham de participar na campanha de recolha de alimentos, entregando as suas ofertas na escola.

A adesão foi muito positiva, e conforme referiu o vereador da Juventude, Hernâni Ribeiro, foi alcançado o objectivo de incutir o espírito de solidariedade nos mais novos. “É importante transmitir-lhes que o sentimento de dar é muito mais importante do que receber”, sublinhou o vereador. Desta forma, têm a oportunidade de ajudar os que mais precisam.

Marisa Gomes,coordenadora do projecto Semente, considera que a ajuda é de extrema importância para o projecto que apoia jovens mães e respectivas famílias. “É bastante importante, dado que as utentes que nós acompanhamos, tanto a nível ambulatório como no acolhimento, porque temos uma casa de acolhimento, são cada vez maiores. As necessidades são prementes, e por isso, todas as ajudas são bem vindas”, sublinhou. Como as verbas de apoio são escassas, este tipo de acções são cada vez mais importantes, de acordo com a coordenadora. Produtos básicos de higiene no bebé, como as fraldas, os cremes e as toalhitas, as roupas de bebé e os bens alimentares, como o leite, as papas e os cereais, são alguns dos bens mais prementes.

Fernanda Alves

Notícia desenvolvida na edição desta semana do Primeira Mão.