Jovens de Avioso entregam roupas à Remar

O Grupo de Jovens de Avioso S. Pedro entregou, na passada sexta-feira, à Associação Remar Portuguesa de São Mamede de Infesta o material recolhido durante uma campanha de solidariedade.

A iniciativa decorreu nos dias 20 e 21 de Dezembro. Roupas, calçado, livros e brinquedos foram alguns dos bens que o grupo conseguiu reunir.

A próxima iniciativa está já agendada para 25 de Abril, no Parque Urbano de Avioso, onde decorrerá um rastreio de diabetes e tensão arterial e várias actividades para todas as faixas etárias

O objectivo da campanha foi “ajudar pessoas carenciadas ou sem abrigo”, referiu Marisa Santos, uma das responsáveis pelo grupo, que sublinhou ainda a “grande adesão” por parte da população. Entre as várias instituições seleccionadas, a Remar foi a única contemplada, por ser a que de um modo geral necessita de todos os bens recolhidos.

“Seleccionamos três instituições. Algumas pediam apenas calçado para jovens, outras pediam apenas coberturas. A Remar pede de tudo, roupas, calçado e brinquedos. É preferível entregar muito a apenas uma instituição do que pouco a muitas”, explicou Marisa Santos.

Esta é a segunda recolha de roupas. O trabalho do grupo, constituído há 10 anos não fica por aqui. Com 25 elementos, tem a seu cargo as colónias balneares das crianças da freguesia, presta ainda apoio aos mais idoso e promove passeios de convívio para ambas as gerações. Sempre com o apoio da Junta de Freguesia de Avioso S. Pedro.

A próxima iniciativa está já agendada para 25 de Abril, no Parque Urbano de Avioso, onde decorrerá um rastreio de diabetes e tensão arterial e várias actividades para todas as faixas etárias, como, por exemplo, a actuação de um rancho folclórico. Para a realização desta iniciativa, que estará aberta a todos os que visitarem o parque, o grupo de jovens pretende ainda solicitar o apoio de algumas instituições, nomeadamente do Núcleo da Maia da Cruz Vermelha Portuguesa.

O grupo pretende ainda retomar a edição do jornal, um projecto que durou apenas um ano, mas que por falta de elementos, acabou por ficar suspenso. O objectivo deste projecto é dar a conhecer as freguesias e todas as actividades que nela decorrem. Ajudar os outros é a principal missão do Grupo de Jovens de Avioso S. Pedro, mas para isso, são necessários mais jovens dispostos a trabalhar em prol da comunidade. O que nem sempre é fácil, uma vez que a freguesia é muito pequena. Mas quem estiver disponível a ajudar, pode inscrever-se na junta de freguesia e depois, será contactado.

Fernanda Alves