Escola EB 1 das Cavadas recebeu 58 livros do PNL

No âmbito do Plano Nacional de Leitura foram entregues esta quinta-feira, na Escola EB 1 das Cavadas, Vermoim, mais um conjunto de livros. Ao todo, foram entregues 58 livros, representando um investimento de 500 euros.

A próxima distribuição será na Escola EB 1 de Corim, em Águas Santas.

Bragança Fernandes, marcou presença na escola das Cavadas, que tem apenas duas salas de aula. Foi recebido pelos 21 alunos que compõem as duas únicas turmas existentes – uma turma tem apenas 10 alunos e outra 11.

O objectivo da iniciativa “é incrementar a leitura juntos dos mais novos, porque é um bem essencial para a evolução do aluno”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Maia. Em retribuição, os alunos deixaram no quadro interactivo uma mensagem de agradecimento ao autarca por os “ajudar a cultivar o conhecimento” e fizeram uma pequena apresentação que tinha como tema a leitura.

São cinco as fases de entrega de livros no âmbito do Plano Nacional de Leitura, que representa um investimento total de aproximadamente 154 mil euros, sendo que metade deste custo é suportado pela autarquia maiata. A verba contempla a distribuição de livros pelos Jardins-de-infância, escolas do 1º ciclo do ensino básico e do 2º e 3º ciclo. Extraordinariamente, o executivo municipal decidiu ainda avançar com a distribuição de livros pelas escolas secundárias, numa sexta fase, cujo investimento será suportado na íntegra pelo município. Por uma questão de igualdade de oportunidades, uma vez que desde há já algum tempo que as escolas secundárias passaram também a acolher alunos do 3º ciclo. E a cumprir-se o que estava inicialmente estipulado, esses alunos ficariam de fora.

FA

Ouça as declarações de Bragança Fernandes.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Notícia a desenvolver na edição desta semana do PRIMEIRA MÃO.