Coral Jovem de Gondim prepara espectáculo “Viagens”

“Viagens” é o título do segundo grande espectáculo do Coral Jovem de Gondim, no próximo sábado, dia 28, pelas 21h30, no Grande Auditório do Fórum da Maia. Os preparativos já começaram há algum tempo, e decorrem com “muito entusiasmo e dedicação”, garantiu a directora do coral, Catarina Ferreira.

Tal como aconteceu com o espectáculo do ano passado, o reportório escolhido para este “Viagens” propõe uma viagem no tempo e no espaço, abrangendo músicas de diversos estilos, países e gerações, como “Money Money”, dos ABBA; “With or Without you”, dos U2; “Fado Toninho” e “Mal por Mal”, de Deolinda; e “Chula da Póvoa”, de Zeca Afonso.

“Mais uma vez tentamos chegar com a bagagem das memórias às pessoas”, sublinha a responsável do grupo, que não esconde a ansiedade em saber como o público vai reagir ao reportório seleccionado.

Estamos a falar de um público diverso e com gostos distintos. “Temos vindo a ser acompanhados por públicos de todas as gerações, tentando atingir todo o carácter social que envolve as pessoas”, explica Catarina Ferreira. Daí a escolha de temas musicais que tocam a música popular, o fado e o pop rock.

Para além das vozes dos cerca de 27 elementos do grupo coral vão estar em palco vários instrumentos musicais. Designadamente, “o piano, guitarra acústica e guitarra eléctrica, violino, viola d’arco, bateria, bongos, e vamos ter pela primeira vez um saxofone”, enumerou a directora.

O espectáculo do próximo sábado é aguardado com grande ansiedade pelo grupo, que espera por mais uma enchente, em termos de público. “O ano passado conseguimos 500 pessoas. Achamos que foi uma vitória”, lembra Catarina Ferreira.

Entre o passa-palavra e a promoção através de mensagens de telemóvel e messenger, o espectáculo vai ser ainda divulgado através de cartazes que serão distribuídos pelos “muppies” da cidade da Maia.

O valor da entrada para assistir à actuação do Coral Jovem de Gondim é de apenas cinco euros. A receita do espectáculo irá contribuir para a aquisição de novos instrumentos, “porque as nossas possibilidades não são muitas”, justifica a directora do coral.

O Coral Jovem de Gondim foi constituído há dois anos, com o apoio da Junta de Freguesia de Gondim que disponibiliza o auditório para os ensaios do grupo. Desde então, tem vindo a crescer e a solidificar-se ao longo do último ano. Composto por 27 jovens que encontraram na música uma forma de crescimento e valorização cultural.

Alguns destes jovens são alunos do Conservatório de Música da Maia, onde estudam áreas como o canto, piano, violino e viola d’arco.

Fernanda Alves