Lipor agradece colaboração aos cidadãos

O Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – Lipor agradece aos cidadãos a quantidade de materiais separados e colocados para reciclagem nos ecopontos, ecocentros e zonas de recolha selectiva porta-a-porta, que chegou às 55 mil 467 toneladas. Os resultados foram apresentados esta quarta-feira, à tarde, nas instalações da Lipor, pelo conselho de administração, que também abordou os objectivos para este ano.

Ao todo, em relação a 2007, os cidadãos da área de influência da Lipor separaram no ano passado mais 12 por cento. Mostram os números que a população separou oito mil 863 toneladas de embalagens plásticas e metálicas, mais 21 por cento do que em 2007, separou 21 mil e 52 toneladas de papel e cartão, mais 11 por cento e separou 18 mil 871 toneladas de vidro, o que representa mais cerca de oito por cento.

Mas se foi assim em 2008, este ano a promessa é a de continuar a trabalhar no sentido do crescimento e os objectivos são, por isso, mais ambiciosos. O primeiro passa por uma crescimento na reciclagem multimaterial. Vinte por cento nas embalagens plásticas e metálicas; 12 por cento no papel e cartão e 10 por no vidro.

Na mesma altura, a Lipor entregou também 18 viaturas aos municípios associados para a recolha selectiva multimaterial e de resíduos orgânicos. Duas das viaturas, uma pesada e outra ligeira, têm como destino a Maia.

Isabel Fernandes Moreira