Maia assinala os 35 anos do 25 de Abril

Para os jovens que frequentam o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, o programa  contempla mais uma vez o Parlamento da Maia que já vai na sua terceira edição. Decorrerá na sexta-feira, 24 de Abril, a partir das 10h00, no grande auditório do Fórum da Maia. O tema da sessão parlamentar será o “Ano Europeu da Criatividade e Inovação”.

À noite, pelas 21h00 serão inauguradas as Exposições Evocativas do 25 de Abril, nas galerias do Fórum da Maia. A comunidade maiata terá a oportunidade de conhecer algumas das fotografias mais emblemáticas do 25 de Abril, de Eduardo Gageiro; Zeca Afonso – Um cantor de Abril; cartazes que fizeram história; e ainda a exposição do concurso de cartazes “Um cartaz para as comemorações do 25 de Abril em 2010”.

Para o grande auditório está reservada a Noite da Liberdade, que consistirá num espectáculo de artes de palco, música, dança e teatro pelas alunos das escolas do concelho, baseado no tema “Nós e a Liberdade”.

No feriado de 25 de Abril, as comemorações terão a envolvência de todas as entidades institucionais e restantes forças vivas do concelho.

A começar pelas 10h00 com a entrada das fanfarras dos bombeiros de Pedrouços e Moreira da Maia, seguindo-se o hastear da bandeira nacional e do município.

Segue-se depois, pela 10h45, a sessão solene da Assembleia Municipal evocativa do Dia 25 de Abril de 1974, na Praça Dr. José Vieira de Carvalho.

As comemorações encerram com um concerto comemorativo dos 35 anos do 25 de Abril pela Banda Militar do Porto. Será às 21h30, no grande auditório do Fórum da Maia.

FA