Secundária do Castelo comemorou Dia da Europa

A Escola Secundária do Castelo da Maia comemorou, na passada sexta-feira, o Dia da Europa, com visitantes especiais. No âmbito do projecto Comenius, que promove intercâmbios entre professores e alunos dentro da União Europeia, estiveram nesta escola maiata quatro professores estrangeiros. Vieram da Alemanha, Itália, Roménia e Inglaterra e participaram com os alunos num jogo que testou a cultura geral de alunos e docentes. Divididos por grupos, mais novos e mais velhos tiveram de acertar nas 24 perguntas sobre a União Europeia. Com perguntas mais fáceis e outras mais difíceis, o tempo para a acertar nas respostas certas era limitado.

Veja o vídeo:

O auditório da Escola Secundária do Castelo da Maia estava preenchido por professores e alunos. O burburinho habitual entre os mais novos teimava em furar o silêncio que se impunha para a elaboração da pequena prova, que durou cerca de 15 minutos. As perguntas eram projectadas numa tela e os grupos estavam lado a lado. Nas primeiras questões, as respostas acabavam por ser ditas em voz alta pelos grupos, algo que viciava o jogo. As perguntas mais óbvias geravam risos, assim como algumas hipóteses de resposta mais improváveis e criativas. O importante era participar e aprender mais sobre a União Europeia.

A vice-presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária do Castelo da Maia, Rosa Fernandes, diz ter sido "óptimo a semana do projecto Comenius em Portugal coincidir com as comemorações do Dia da Europa" da instituição de ensino. Segundo Rosa Fernandes, foi assim possível "juntar o Clube Europeu ao projecto Comenius". A docente acrescenta ainda que "o objectivo principal é dar a entender aos alunos a importância de pertencer à União Europeia". A data era fundamental para professores e alunos da Escola Secundária do Castelo da Maia, que não deixaram passar em branco mais um Dia da Europa.