“ENTRE|PALAVRAS” tem fim na Maia

Chega ao fim, na quarta-feira, o “ENTRE|PALAVRAS”, o encontro nacional do 5.º Fórum da Leitura e Debate de Ideias, promovido pelo “Jornal de Notícias”.

Há 36 escolas apuradas para o último confronto, marcado para o Grande Auditório do Fórum da Maia, entre as 10h30 e as 17h30.. Depois do sucesso registado nas quatro edições anteriores, o “Entre | Palavras”, volta a mostrar que ler é “imperativo para formar cidadãos capazes”.

A edição 2008 /2009, contou mais uma vez com uma forte adesão das escolas do 3º ciclo – 7.º, 8.º e 9.º anos –, superando todas as expectativas e provando que este é já um caso de sucesso entre os mais jovens. O número de escolas inscritas ultrapassou as 400, distribuídas por 18 distritos nacionais.

O encontro começa através de uma notícia do “Jornal de Notícias”. Este é o ponto de partida para os debates nas turmas e inter turmas, com início no passado dia 16 de Fevereiro, para apuramento do grupo de trabalho (quatro alunos e um professor), representante de cada escola nos campeonatos distritais. Para facilitar o desempenho dos participantes, cada escola recebeu um “kit pedagógico” que incluía o Guia do Professor, com toda a informação relativa ao projecto e, ainda, fichas de trabalho, destinadas a apoiar os debates.

Das 36 escolas participantes, pertencentes a 18 distritos, serão então apuradas as quatro finalistas que se debaterão num último confronto sobre um dos temas da edição deste ano do “Entre|Palavras”, escolhido pela organização.