Porto vence “Entre Palavras”

A equipa do distrito do Porto, representado pelas escolas EB 2,3 Augusto Gil, do Porto, e pela escola EB 2,3 Dr. Leonardo Coimbra, da Lixa, venceu o concurso “Entre Palavras”, passatempo dedicado às crianças do 3º ciclo do ensino básico, organizado pelo Jornal de Notícias e cuja final teve lugar no passado dia 3 de Junho, no grande auditório do Fórum da Maia.

Numa grande final muito animada pelas claques das duas finalistas, a equipa portuense levou a melhor sobre a sua congénere de Braga, recebendo cinco votos do júri contra apenas dois da equipa bracarense.

Veja o vídeo:

 

O tema da final foi a crise financeira e o apoio do Estado ao sector bancário. Os alunos das escolas finalistas apresentaram argumentos e debateram esta questão com muito entusiasmo, defendendo os seus pontos de vista e respondendo às perguntas do júri, que era composto pelo eurodeputado Silva Peneda, pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, pela jornalista Fátima Campos Ferreira, pelo subdirector do JN, Paulo Ferreira, e pelos professores Álvaro Faria, Manuel Botelho e Sónia Ferreira. No duelo das claques, que estiveram incansáveis no apoio aos seus representantes, quem levou a melhor foi a de Viana do Castelo.

Nesta final estiveram presentes 36 escolas, duas de cada distrito de Portugal, que debateram diversos temas da actualidade, baseados em notícias publicadas no JN, numa iniciativa cujo objectivo é instruir os jovens do 3º ciclo para a cidadania através da discussão problemáticas que estão presentes na agenda mediática.