,

Maia contesta requalificação (parcial) da Circunvalação

Requalificar a Estrada Nacional (EN) 12, conhecida como Estrada da Circunvalação, é um objectivo comum a quatro municípios do Grande Porto: Gondomar, Maia, Matosinhos e Porto.

Cada um deles elaborou o projecto referente à área da via no seu território geográfico e, em conjunto, através da Junta Metropolitana do Porto (JMP), concorreram aos fundos comunitários previstos no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Ao que parece, já há resposta, mas não satisfaz algumas das câmaras envolvidas. Entre elas, a da Maia, que já recorreu da decisão.

Reunidos os requisitos necessários e apresentadas as três candidaturas, coube a um gabinete da JMP preparar a candidatura ao QREN. “E foi com surpresa” que a Câmara Municipal da Maia viu apenas aceite a parte da candidatura referente aos concelhos de Matosinhos e Porto. As restantes duas foram devolvidas, ficando para posterior apreciação.

Lembra o presidente da autarquia maiata que, apesar dos seus 16 quilómetros de extensão, esta Estrada da Circunvalação é uma única via. Defende ainda Bragança Fernandes que, por esse motivo, nenhum dos quatro munícípios por onde passa – Gondomar, Maia, Matosinhos e Porto – deve ser deixado da parte:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Mesmo admitindo que a obra terá de ser feita de forma faseada, Bragança Fernandes exige a aprovação dos três troços da candidatura. Para não se correr o risco de ficar sem apoios do QREN:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

A Câmara Municipal da Maia já reclamou da decisão e aguarda que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) explique porque foi apenas aceite uma parte do projecto de requalificação.

Marta Costa

(Notícia desenvolvida na edição desta semana de Primeira Mão)