EB 2, 3 da Maia com novo presidente

O Conselho Executivo da Escola EB 2, 3 da Maia tem novo presidente. António Carneiro tomou posse esta terça-feira, no polivalente da escola maiata. Foi uma cerimónia muito concorrida e pouco convencional, com direito a actuação musical ao vivo e, no fim, uma sardinhada.

Durante o discurso de tomada de posse, António Carneiro arrancou gargalhadas à assistência de forma involuntária. "’Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida’, disse Sócrates… o filósofo grego". O novo presidente da EB 2, 3 da Maia tentou evitar a confusão, mas era tarde demais. Reposta a ordem, António Carneiro dirigiu-se aos colegas docentes e louvou "o espírito de equipa demonstrado ao longo dos últimos anos", que permitiu "ultrapassar muitos obstáculos". Percurso que "não está isento de angústias".

Veja o vídeo:

 

Apesar das contrariedades, António Carneiro adopta um tom optimista e apela aos colegas de profissão "para aproveitar as oportunidades fornecidas e em conjunto continuarmos a construir uma escola de excelência, onde se aprende e ensina mais e melhor". Uma das prioridades do novo presidente da escola é "o envolvimento de toda a comunidade escolar" na educação dos alunos. António Carneiro aponta baterias aos pais, que considera culpados da desmotivação e desleixo dos alunos". Critica ainda a "demissão dos pais da responsabilidade educativa dos filhos", que considera "não terem tempo para acompanhar os filhos". As críticas sobem de tom: "Muitos pais dirigem-se à escola apenas para fazer exigências, não colaborando", acrescenta.

Para inverter tendências, António Carneiro considera ser necessário "mudar radicalmente a postura dos pais" e lança um apelo: "Os pais devem exigir, mas também devem contribuir para a comunidade escolar. Têm que dar o seu esforço pela educação dos filhos, tal como nós também damos". E como chamar os pais à escola? A resposta para este problema, segundo António Carneiro, consiste em "arranjar forma de os miúdos terem trabalhos para apresentar aos pais, para que eles vejam que isto aqui não é só debitar umas aulas e irem para casa. A escola é muito mais que isso". As soluções de António Carneiro, que vai ficar à frente da Escola EB 2, 3 da Maia durante o biénio 2009-2001.