Nuno Moreira conquistou bronze em Andorra

O atleta maiato Nuno Moreira, em representação da selecção nacional de karaté, conquistou a medalha de bronze no Open Internacional de Andorra, realizado no passado fim-de-semana. A competição contou com diversos atletas de renome, alguns deles medalhados mundiais.

Após um período de cinco meses de paragem, devido a uma intervenção cirúrgica, voltou a competir apresentando-se ainda debilitado, dado se encontrar em fase de recuperação. No entanto, conseguiu subir ao pódio a nível internacional, num evento que contou com karatecas de Andorra, França, Espanha, Portugal e Tunisia.

O jovem atleta do Clube de Karaté da Maia venceu o número um das Asturias, por 4-0, e na segunda eliminatória um catalão, por 9-0. Na passagem à final, encontrou um atleta da Selecção Espanhola dos +84Kg e Campeão Mundial por Equipas. Apesar do currículo, Patxi Martinez não conseguiu derrotar o maiato no tempo regulamentar. No desempate, o 0-0 levou a uma decisão por parte do árbitro, que favoreceu o espanhol por 3-1.

No final, apesar de afastado do combate decisivo, Nuno Moreira ficou satisfeito pelo resultado alcançado. “Estou bastante contente visto que o nivel de competidores está cada vez melhor e a exigência arbitral foi uma prioridade ao assegurarem a presença de arbitros credenciados pela Federação Mundial; realizei um bom trabalho e pouco ou nada se fez notar a ausencia destes ultimos cinco meses”.

O karateca maiato vai continuar a sua recuperação para iniciar em Setembro a preparação para as provas do circuito internacional da Golden League.

Entretanto, nesta prova, estiveram também presentes Rita Duarte, Catarina Santos e Marina Sousa, que realizaram uma boa prova visto que era a primeira vez que se encontravam a competir a este nivel.

Todas realizaram dois combates, dado que empataram o primeiro encontro, mas não foi o suficiente para passarem as eliminatorias. Já Vitor Silva e Inês Rodrigues estiveram presentes apenas para ver a evolução dos atletas internacionais, porque ambos recuperam de lesões fisicas.

Por seu lado, Gonçalo Pinto esteve, em representação da selecção nacional, no Torneio Internacional de homenagem ao mestre Manuel Sousa, em Lisboa, com a presença de selecções regionais espanholas e pela primeira vez a presença do presidente da Federação mundial no nosso país.