Maiact 2009 começa amanhã

Está a chegar o Maiact 2009, a segunda edição do Festival da Juventude, numa organização do pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia. A partir de amanhã e até ao dia 25, o Complexo de Ténis da Maia volta a acolher um evento que reúne concertos, um concurso de bandas de garagem e actividades radicais.

O cartaz deste ano apresenta propostas musicais diversas, incluindo Da Weasel, Xex & Band, Mundo Complexo, Slimmy, X-Wife, Noidz, Moonspell, Blasted Mechanism, Ekus, Rita Redshoes e Jorge Palma.

Reportagem vídeo da apresentação:

Programa de concertos já a seguir¦

Na apresentação do evento, o vereador da Juventude, Hernâni Ribeiro, contava que tiveram a felicidade de encontrar um modelo que correspondia às expectativas da juventude maiata. “Dado o sucesso que o mesmo obteve, para este ano, foi só tentar melhorar um bocadinho em termos de qualidade e que me parece que no futuro vai ser difícil ultrapassar”, afirmou. Os Moonspell repetem a presença. Sãoo os únicos repetentes no cartaz musical. Um regresso que se deve em parte “a uma escolha do público”.

Maiact ˜09“ integra ainda o Festival de Danças Urbanas, o Concurso de Bandas de Garagem”MAIACT GARAGE SESSIONS”e o espaço ACTIMAX com inúmeras actividades de desportos radicais, jogos e workshops.

O concurso aposta em incentivar a produção de projectos da área da música e promovê-los junto do grande público. O concurso pretende premiar o vencedor com um prémio pecuniário e com as honras de abertura do concerto de sexta-feira, dia 24 de Julho, dia de Blasted Mechanism.

No espaço Actimax, entre as 14h00 e as 22h00, os jovens podem passar pela tenda electrónica, por worshops de djs, produção musical e vj, concurso de Dj; tenda Play, PS3, XBOX, Slots SCX; palco urbano com hip-hop, rap, dança, graffiti, parede de escalada, Air Bungee, touro mecânico, pista de trial, balão de ar quente, tiro com arco, insufláveis e muito mais.

Programa de concertos

Dia 18 – Da Weasel e Xex & Band

Dia 19 – Mundo Complexo

Dia 22 – Slimmy e X-Wife

Dia 23 – Noidz e Moonspell

Dia 24 – Blasted Mechanism

Dia 25 – Ekus, Rita Redshoes e Jorge Palma

Três perguntas a Hernâni Ribeiro, vereador da Câmara da Maia

Quais são as suas expectativas para a edição deste ano do Maiact?

Tenho quase a certeza absoluta que terá mais gente. Mas o que espero do Maiact, para além de muita afluência, é que toda a gente se divirta, e que corresponda às expectativas que os jovens da Maia depositam na sua Câmara Municipal para organizar um evento deste género.

Como é que acha que os jovens da Maia têm reagido a este evento?

Acho que têm acolhido o Maiact com muita simpatia e, acima de tudo, considerando como sendo o seu festival. Incorporam-no como seu e isso deixa-nos satisfeitos. E a adesão dos jovens nota-se de várias formas. Uma é o facto de, ao longo do ano, ter recebido várias interpelações para saber se ia haver Maiact este ano e qual seria o cartaz, logo já revelando grande expectativa. Outra são os mais de 100 jovens que se inscreveram este ano no programa de voluntariado, que nos vão ajudar e trabalhar connosco na organização deste festival.

Ouça a declaração:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

A nível pessoal, qual é a parte do evento que está mais ansioso por ver?

Gosto praticamente do cartaz todo, mas como já vi por diversas vezes as bandas consagradas, eu destacava os novos valores da música nacional que vêm à  Maia, que são os X-Wife e o Slimmy. Mas a maior expectativa é que chegue o primeiro dia para ver se o tempo que investimos a preparar um evento deste género compensa, se tudo corre como nós planeámos, e se os jovens vão aderir a este festival.