Pequenos Lidadores premiados

No salão nobre dos Paços do Concelho da Maia foram entregues, recentemente, os prémios do concurso "Pequenos Lidadores Descobrem a Europa". O concurso surgiu no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e consistiu num conjunto de iniciativas relacionadas com a União Europeia, para que os mais pequenos alargassem o conhecimento sobre o universo europeu.

Reportagem vídeo:

 

Cada escola representou um país da União Europeia. Em primeiro lugar, ficou a EB1 de Moutidos, com o desenho alusivo à Bélgica. A representar a Finlândia, ficou a segunda classificada, a EB1 de Pedras Rubras. E em terceiro lugar, a Alemanha, com o desenho da EB1 do Castelo da Maia. Ainda na terceira posição, ex-aequo com a escola do Castelo, o desenho dedicado à Eslovénia, pela EB1 das Enxurreiras.

A cerimónia serviu para desfazer alguns alegados desfavorecimentos. O presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, foi preciso "harmonizar um conjunto de alunos que se sentiu injustiçado". Polémicas classificativas à parte, foram ainda destacados 30 trabalhos com menções honrosas a alunos do concelho.

O concurso foi muito participado. Bragança Fernandes revela que os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular receberam "cerca de 1000 desenhos", um "número bastante expressivo". O presidente da autarquia maiata destaca ainda a participação dos pais, que fizeram questão de estar presentes no salão nobre da Câmara da Maia: "É com gosto que vejo os pais a acompanhar os filhos em todas estas actividades".

Os desenhos a concurso tiveram uma particularidade: foram criados em plataformas informáticas. Para Bragança Fernandes, é "sinal de que as escolas estão bem equipadas e as crianças se sentem bem dentro delas". O autarca não esquece os professores e considera que "um docente, para dar aulas, tem de ter condições". O êxito deste concurso é, para Bragança Fernandes, "o resultado do investimento feito nas escolas durante os últimos tempos".