,

Escola de Moreira da Maia homenageou Vieira de Carvalho

A escola EB 2,3 Dr. Vieira de Carvalho, em Moreira da Maia, acolheu no passado dia 9 de Julho, a cerimónia de descerramento de um busto em homenagem ao antigo presidente da Câmara Municipal da Maia, Vieira de Carvalho, que dá também o nome ao agrupamento de escolas

Nesta cerimónia, que se insere nas comemorações dos 25 anos da escola, estiveram presentes, para além da família do antigo edil maiato, o actual presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o ministro de Estado, das Finanças e da Economia, Teixeira dos Santos.

 

Bragança Fernandes, sucessor de Vieira de Carvalho nos destinos da autarquia maiata, realçou a importância do antigo presidente da Câmara tanto para o concelho, como para ele próprio: “O doutor Vieira de Carvalho foi um homem delicado às letras, em que muito da sua vida foi dedicada às escolas, aos alunos, à terceira idade e aos mais desfavorecidos. Costumo dizer que ele foi o meu mestre, porque trabalhei com ele desde 1989 até à sua morte, em 2002. Aprendi muito com ele e devo-lhe tudo o que sei em termos políticos, porque tudo o que ele sabia ensinava. Era um autêntico pedagogo”, salientou.

O ministro Teixeira dos Santos, que também é natural de Moreira da Maia, realçou a importância desta homenagem: “Estou aqui com um duplo prazer. Por um lado homenagear um homem que durante quase uma vida inteira muito deu pela nossa terra. É uma homenagem que lhe é devida e é muito importante podermos assinalar esse contributo que ele nos deu. Por outro lado, sou moreirense, sou maiato, nasci e cresci aqui em Moreira da Maia. Tenho óptimas recordações e poder estar presente numa cerimónia destas tem para mim um significado muito especial”. O ministro da Economia e das Finanças acrescentou também que nestas ocasiões as divergências político-partidárias não entram: “As divergências políticas têm que ser ultrapassadas nestes momentos. É um sinal de maturidade da nossa democracia quando conseguimos reconhecer os contributos a bem do nosso país e das nossas localidades. Reconhecer sem qualquer preconceito de natureza político-partidária”.

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, sublinhou a importância do antigo presidente da câmara para a educação no concelho: “É muito importante o reconhecimento do mérito e do contributo que os heróis das anteriores gerações deram para a escola que hoje temos. Uma escola mais democrática, mais aberta, com mais liberdade para os nossos jovens, e mais capaz de os preparar para serem cidadãos de futuro. É assim a história da educação, ela constrói-se com base no que foi o contributo das anteriores gerações para as gerações futuras”.

Depois da cerimónia, onde também estiveram presentes vários elementos do executivo maiato, teve lugar um jantar para todos os presentes, numa tenda montada nas instalações da escola.