Melhores alunos da Maia homenageados

Os premiados foram os alunos, mas a intenção foi homenagear toda a comunidade escolar. Foram as palavras do vereador da educação da Câmara Municipal da Maia, durante a Gala da Educação, que teve lugar no Fórum da Maia.

Reportagem vídeo:

 

Ao todo, foram 22 os alunos que subiram ao palco para serem homenageados. Alunos do segundo e terceiro ciclos, secundário e ensino superior, de escolas públicas e privadas da cidade da Maia. Para Nogueira dos Santos, "a Maia é um concelho que se recomenda" no que diz respeito à educação. O vereador da educação da autarquia maiata adianta ainda que estes prémios são reflexo "de uma boa educação fruto de uma óptima comunidade escolar onde teve bons professores e uma comunidade interessada que permitiu aos alunos atingirem os valores que atingiram".

A Gala da Educação resultou de um repto lançado pela Câmara da Maia ao Conselho Municipal da Educação. Desse desafio, surgiu um regulamento que permitiu aos estabelecimentos de ensino escolher os melhores alunos do ano lectivo. De fora ficou o primeiro ciclo do ensino básico, "fruto da avaliação que é feita", confessa Nogueira dos Santos. O autarca não esqueceu os encarregados de educação, ao considerar que "também fazem parte da comunidade educativa" e ajudam, de igual forma, os alunos "a atingir patamares superiores de classificação". Os prémios são só para alguns, mas a homenagem é para todos. Nogueira dos Santos adianta que "é também graças aos colegas dos premiados que estes conseguem boas classificações".

"Uma festa". É desta maneira que Nogueira dos Santos classificou a cerimónia. Pelo grande auditório do Fórum da Maia passaram, além dos homenageados, várias escolas do concelho que levaram a cabo apresentações de dança, peças de teatro e pequenas actuações musicais. A entrega dos prémios foi ainda abrilhantada pelo público, que fez questão de torcer pelos melhores alunos das várias escolas, ao entoar bem alto o nome das instituições de ensino.