Leais e Videirinhos comemoraram 56º aniversário

“Quando o senhor presidente pensa, a Maia pula e avança; e ao longe surge o sorriso de uma criança”. Foi desta forma que o presidente da Associação “Os Leais e Videirinhos de Pedrouços”, Alcino Campos, avançou com a sua intervenção na sessão solene evocativa do 56º aniversário da colectividade, que decorreu no passado sábado à tarde. Esta foi a forma que o dirigente encontrou para agradecer ao presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, o apoio que teste e a edilidade têm dado à colectividade de Pedrouços.

Na mesma cerimónia marcaram também presença o presidente da Assembleia Municipal da Maia, Luciano Gomes, os responsáveis pela Junta de Freguesia de Pedrouços, associados e amigos da associação, entre os quais, colectividades da freguesia e da freguesia de Águas Santas.

Para além de ter agradecido todo o apoio que tem sido dado à colectividade que dirige, Alcino Campos aproveitou para colocar o autarca a par de duas necessidades da associação. O primeiro pedido foi para um computador porque o da associação já é antigo e o autarca da Maia acedeu ao pedido de Alcino Campos. “Custa-me pedir certas coisas e naquela altura pedi o computador e um microfone emissor porque estão a falhar os nossos”. O dirigente reconheceu e agradeceu ainda a ajuda que a edilidade tem dado na conservação da sede, nomeadamente com a pintura interior da sede porque “estava um bocado degradada”.

No final, a associação “brindou” 77 dos seus associados com o emblema em prata, assinalando 25 anos de associativismo e cinco sócios honorários com o emblema banhado a ouro.

Os Leais e Videirinhos de Pedrouços receberam ainda uma prenda da parte do presidente da Assembleia Municipal da Maia. Luciano Gomes costuma, anualmente, entregar as senhas de participação naquele órgão a uma colectividade do concelho. As do ano 2008 foram para a colectividade de Pedrouços.

Alcino Campos faz um balanço positivo daquilo que tem sido a actividade desportiva e cultural dos “Leais e Videirinhos de Pedrouços”. “Este ano ficamos em segundo lugar nos seniores na Liga de Futsal e fomos à final da Taça da Liga”. No que toca à cultura, depois das duas revistas à portuguesa, “Ó Zé aguenta a Crise” e “Disto é que o Povo gosta”, em Setembro vai surgir uma terceira, no entanto, ainda não tem nome. “Vão ser alegre, com algumas rábulas a falar da situação actual do país”, conta Alcino Campos.

Ao longo de todo o mês multiplicaram-se as iniciativas para assinalar mais um aniversário. Começou logo no dia 3 de Julho com um espectáculo de baile com Mistura Fina. No dia 10 subiu ao palco o “Maia show”, imitações e variedades; no dia 11 a noite foi animada pelo Trio Horizonte com a sua música de baile, o dia 12 foi destinado ao desporto, com um jogo de futebol entre casados e solteiros. O dia de aniversário propriamente dito, o dia 15, ficou marcado por um espectáculo de danças de salão e o corte do bolo. Mas as comemorações só terminam amanhã com um concurso de karaoke.

Isabel Fernandes Moreira