Ana Miguel e Marta Peneda são as primeiras mulheres da lista do PSD

Ana Miguel Vieira de Carvalho e Marta Peneda serão as duas primeiras mulheres da lista que o PSD da Maia vai apresentar aos eleitores nas autárquicas de Outubro. Descendentes de dois políticos maiatos, José Vieira de Carvalho e José Silva Peneda, vão surgir, respectivamente, nas terceira e sexta posição.

Os dois nomes serão apresentados na próxima terça-feira na assembleia de militantes concelhia. O encontro destina-se a debater a situação política e o processo de apresentação de nomes para as eleições legislativas e autárquicas.

No caso das eleições locais, poderão ser apresentados os nomes dos candidatos à câmara. A lista, que será liderada por Bragança Fernandes, está em fase de construção e pode ficar concluída a tempo da reunião de terça. No entanto, a Primeira Mão, Bragança Fernandes apenas confirmou os dois nomes femininos, preferindo reservar a revelação da lista para o encontro de militantes. Mesmo o nome de Eleonora Ribeiro como a terceira mulher, a surgir na nona posição, não foi confirmado pelo também líder da concelhia. Os três nomes femininos foram revelados de forma pública, esta semana, pelo vereador Mário Nuno Neves no seu blogue, Cidadania Maia. Bragança Fernandes não diz que sim, nem que não. Apenas que será um nome indicado pela JSD.

Quanto aos restantes candidatos, ao que apuramos, serão sugeridos para recondução os actuais vereadores: Silva Tiago, Mário Nuno Neves, agora como independente, Paulo Ramalho, Nogueira dos Santos e Hernâni Ribeiro. Não se sabe é quais as posições que ocuparão na lista. Há apenas a excepção de Silva Tiago, que será, mais uma vez, o número dois.

Depois da reunião de terça, a lista será encaminhada para a comissão política distrital alargada, que tem a palavra final.

Entretanto, no caso das legislativas, a comissão política distrital alargada do partido “laranja” já aprovou os nomes de todos os candidatos e remeteu-os à direcção nacional, a quem cabe o ‘sim’ final. Apesar da direcção liderada por Manuela Ferreira Leite ter solicitado o envio dos nomes por ordem alfabética, distrital de Marco António Costa optou por colocar os candidatos de forma hierárquica, com José Pedro Aguiar Branco na primeira posição. Da Maia, embora sem votação na concelhia, foram indicados Luciano Gomes, Joaquim Marques Gonçalves e Lídia Branco.