Reciclagem continua a crescer

Nos primeiros seis meses deste ano foram retomadas e enviadas para reciclagem mais de 292 mil toneladas de resíduos de embalagens (RE), refere a Sociedade Ponto Verde. Em comparação com a 2008, houve um crescimento em cerca de mais 46,5 mil toneladas face ao período homólogo, assinala a gestora responsável em Portugal. O aumento da recolha verificou-se para todos os tipos de materiais, mas foram as embalagens usadas de papel/cartão e de metal as que mais foram separadas pelos portugueses neste período.

Luís Veiga Martins, Director-Geral da Sociedade Ponto Verde, assinala que mantendo a tendência que se vem registando desde o início de actividade da SPV, “a separação e a deposição nos ecopontos de embalagens usadas continuam a crescer entre os portugueses”.

Nos primeiros seis meses de 2009 houve um aumento em termos absolutos da retoma de RE de 46.533 toneladas face a igual período de 2008. Houve um aumento total em 28.481 toneladas no papel/cartão e em 3.418 no metal. No vidro o aumento da retoma é igualmente positivo tendo ficado acima em 10.376 toneladas face aos valores verificados nos primeiros meses em 2008.

A evolução do primeiro semestre, em retomas de RE, confirma a tendência positiva verificada no ano passado. Em 2008 a mesma entidade tinha registado um crescimento anual das retomas em mais 70,5 mil toneladas em relação a 2007, tendo acabado o ano com mais de 535 mil toneladas retomadas.

O Sistema Ponto Verde em Portugal abrange 99,7 por cento da população portuguesa, 99,3 por cento do território nacional e 97,4 por cento dos concelhos.