Início » Sociedade

CPH assume obras no Nó do Chiolo

29 de Agosto de 2009 Sem Comentários

 Powered by Max Banner Ads 

 Powered by Max Banner Ads 

O nó de ligação entre a Estrada Nacional 14 e os acessos ao Centro Comercial Jumbo, em Barca, será reformulado num processo de empreitada a cargo da Companhia Portuguesa de Hipermercados (CPH). O protocolo para a execução da obra foi aprovado pela autarquia e envolve ainda a EP – Estradas de Portugal.

O projecto surge enquadrado na ampliação e remodelação do Jumbo da Maia. Para que este possa seguir em frente, a EP obriga à realização de obras nas infra-estruturas rodoviárias de acesso à área comercial, em concreto no Nó do Chiolo, precavendo um maior volume de tráfego.

A área de intervenção inclui uma via municipal, tendo sido já declarada a utilidade pública e “urgência de expropriação” de uma parcela de terreno com a área de 4510 metros quadrados, por ser “indispensável à execução da via de ligação à zona industrial Maia I às estradas nacionais 14 e 107”. Nesta matéria, indica o protocolo, a câmara “apesar de não ter elaborado documento escrito de aquisição da parcela, mantém o entendimento de que a mesma lhe foi oferecida gratuitamente pelo antigo proprietário da parcela, o já falecido Joaquim Almiro Moreira Torres”. No entanto, está em curso, no Tribunal da Relação do Porto, uma acção judicial instaurada pelo herdeiro, António Torres, que reivindica a propriedade daquela parcela.

Entretanto, todos os estudos necessários ao andamento do projecto ficam por responsabilidade da CPH, enquanto a EP assegura os demais terrenos, embora a factura seja paga pela gestora do centro comercial, que suporta contrapartidas financeiras no montante máximo de 800 mil euros. Nesta verba poderá cair a eventual indemnização relativa à expropriação da parcela de terreno em análise judicial. As obras de reformulação serão efectuadas pela CPH, que terá 12 meses para as executar.

Related Posts with Thumbnails

Os comentários estão fechados.


 Powered by Max Banner Ads