Campanha “Sim, é no amarelo” chega hoje à Maia

Começa hoje, no concelho da Maia, e vai decorrer até ao dia 31 de Dezembro, a campanha “Sim, é no amarelo”. Trata-se de um projecto de sensibilização da empresa Tetra Pak que conta com a colaboração da Câmara Municipal da Maia e da Maiambiente.

“Sim, é no Amarelo” surge com o objectivo esclarecer a população sobre a reciclabilidade das embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) e qual a cor do cesto, contentor ou ecoponto onde devem ser colocadas, isto porque um quarto da população portuguesa continua a colocar as embalagens no contentor azul do ecoponto.

Segundo o director geral da Maiambiente, Carlos Mendes, a empresa municipal foi contactada pela Tetra Pak porque entendeu “que a Maia era um concelho adequado para aquilo que eles próprios também desejam e que visa informar a população sobre onde colocar as embalagens de Tetra Pak”

As embalagens de cartão da Tetra Pak, que são feitas com plástico e também com papel e muitas vezes as pessoas ficam na dúvida onde a devem colocar, se no contentor azul ou no amarelo, são 100 por cento recicláveis e na sua constituição são utilizadas fibras de papel extraídas de florestas geridas de modo sustentável. A reciclagem de uma tonelada de ECAL evita o abate de cerca de 15 árvores adultas e a emissão de perto de 900 kg de gases com efeito de estufa, poupando dois a três metros cúbicos de espaço no aterro sanitário.