Folgosa assiste ao lançamento da primeira pedra do futuro Centro Paroquial

O futuro Centro Paroquial de Folgosa vai ter o lançamento da primeira pedra, e a cerimónia da bênção, amanhã, às 16h30, cerimónia que será presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

O novo edifício irá ficar na mesma rua da Igreja e da Junta de Freguesia de Folgosa, e terá dez salas para catequese e um auditório multiusos para servir a população local. A obra teve a ajuda dos paroquianos que, através de vários cortejos de oferendas efectuados no mês de Junho, ofereceram um total de 45 mil euros para a construção do novo Centro.

O padre de Folgosa, Orlando Santos, diz que “a paróquia não se pode, de maneira nenhuma, contentar em apenas facultar aos crentes, e não só, um lugar de culto”, e salientou a importância desta obra para os paroquianos: “Em Folgosa nós não temos um local suficientemente amplo onde juntar as pessoas. Temos a Junta de Freguesia, que dispõe de um auditório muito reduzido, muito pequeno, para cerca de 130 pessoas, mas a paróquia de Folgosa tem cerca de 4500. Nós queremos que a paróquia, que é muito extensa, em território a maior da vigaria da Maia, englobando também a população de Vilar de Luz e Santa Cristina, tenha um local onde as pessoas se encontrem, se sintam bem e felizes. É esse o nosso objectivo, uma obra que esteja ao serviço da comunidade humana”, afirmou o pároco.

Orlando Santos realçou também as condições para a prática da catequese como um dos motivos prioritários para avançar com a obra: “A paróquia de Folgosa, tal como muitas outras, incluindo da vigaria da Maia, não tem um local onde fazer catequese condignamente, segundo as novas exigências da pedagogia catequética. O espaço da Igreja não pode ser o local que dispomos para fazê-la. Quando eu aqui cheguei verifiquei que essa era uma lacuna muito grave, e essa é a primeira tarefa da Igreja, a evangelização. Por isso, esse espaço é a primeira necessidade que encontramos em Folgosa, e à qual o futuro Centro Paroquial que agora queremos construir deve corresponder. Daí que, para além do auditório multiusos, iremos ter também dez salas para dar catequese, que também poderão servir para outras finalidades”.

No entanto o pároco disse também que esta obra “não tem por objectivo exercer uma função de carácter social” e realça ainda o papel da Casa Paroquial: “A nível social já temos a Casa Paroquial, que já está a funcionar com essa mesma valência, e que tem o Centro de Convívio para Idosos, que foi restaurado acerca de dois anos. Além disso, a primeira missão da Igreja não é uma missão de carácter social, isso pertence ao Estado. Nós, Igreja, só assumiremos uma função social quando se tornar verdadeiramente necessário ou imprescindível que a Igreja a exerça”.

Sobre a presença de D. Manuel Clemente, o padre, que é simultaneamente vigário da diocese da Maia, diz que é “um amigo da paróquia de Folgosa” desde que chegou à diocese do Porto: “É uma presença importante pelo estímulo e alegria que ele nos dá com a sua palavra. Além disso, desde que é bispo do Porto sempre tratou a paróquia de Folgosa, e os seus problemas, com muito carinho e atenção. É uma presença especial para nós”.

Após a cerimónia de lançamento da primeira pedra e da bênção do novo Centro Paroquial, o bispo do Porto irá celebrar uma missa, às 18h30, na Capela de S. Frutuoso, à qual se seguirá um jantar no aeródromo de Vilar de Luz, para o qual está convidada toda a população da freguesia de Folgosa.

O pároco de Folgosa, Orlando Santos, explicou a importância desta obra:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Este é ainda o fim-de-semana das Festas de São Frutuoso…

Tradicionais Festas em Honra
de S. Frutuoso Folgosa Maia
Dias 11, 12 e 13 de Setembro

Programa das Festas
Sábado 12 de Setembro
08h00 – Grande salva de bombas
08h30 – Grupo de Bombas-Zés Pereiras para saudar todos os lugares da freguesia
09h00 – Música  radiofónica com publicidade do cartaz
18h30 – Missa Solene na Capela de S. Frutuoso, presidida pelo Bispo da nossa Diocese, Sua Excelência D. Manuel Clemente, com cerimónia da Benção  das obras de beneficiação da Capela
21h00 – Show musical pela banda Seven, noitada rica de música variada, um espectáculo para todas as idades. Venha dançar!
24h00 – Festival de pirotecnia com surpresas

Domingo 13 de Setembro
08h30 – Entrada da prestigiada banda de música Marcial da Foz do Douro, que actuará até ao pôr-do-sol, com variados concertos
11h00 – Missa Solene na Capela em honra de S. Frutuoso
16h30 – Saída da Majestosa Procissão até à Igreja Paroquial com regresso à Capela
21h00 – Desfile Etnográfico dos grupos de ranchos folclóricos, da Igreja Matriz para a Capela, com noitada folclórica (o folclore é a história viva de um Povo)
24h00 – Grande sessão de Fogo de Jardim com surpresas