Atletas maiatos são terceiros no ranking mundial

O par masculino sénior João Maia e Tiago Figueiredo, que representa o Acro Clube da Maia, é neste momento o terceiro classificado do Ranking Mundial de Ginástica Acrobática, que, para já, conta com 13 participantes.

Os ginastas maiatos, que são os únicos atletas portugueses a integrar este ranking, contabilizando 30 pontos, metade dos primeiros classificados, a dupla russa A.Dudchenko/K.Pilipchuk, e menos 18 pontos do que os segundos classificados, os também russos S.Kotelnikov/V.Spirin.

O director técnico do Acro Clube da Maia, Lourenço França, realçou a importância desta classificação para Portugal e para o clube: “Para o nosso país é evidente a importância que tem, é a primeira vez que se consegue um feito destes. Aliás, só esta dupla e outra dos tranpolins conseguiram este feito. Para o clube, sendo tão jovem, faz agora cinco anos de existência, é algo extraordinário”. O dirigente do clube maiato afirmou também que “os atletas são exemplo daquilo que o Acro Clube quer dos seus atletas” e explicou porquê: “Nós formamos atletas para que atinjam a maior longevidade possível na ginástica. Por exemplo, João Maia está no quarto ano de Medicina e consegue conjugar isso com a ginástica ao mais alto nível”, completou Lourenço França.

Para além dos dois primeiros, a dupla portuguesa foi a única a ter participado em duas prova a contar para este ranking, em Publier, na França, e em Veliky Novgorod, na Rússia.

André Cordeiro