Ginastas maiatos com quatro medalhas nos Europeus

Os ginastas do Acro Clube da Maia alcançaram quatro medalhas, duas de preta e duas de bronze, nos XXIV Campeonatos da Europa de Ginástica Acrobática, que se realizaram em Vila do Conde, entre os dias 27 de Setembro e 4 de Outubro.

João Maia e Tiago Figueiredo conseguiram atingir a terceira posição, e respectiva medalha de bronze, na classificação geral de Pares Masculinos Seniores Elite. Pelo meio a dupla maiata arrecadou também duas medalhas de prata, decorrentes dos segundos lugares nas finais das especialidades de equilíbrio e de dinâmico.

João Maia e Tiago Figueiredo à direita

A outra medalha de bronze para os maiatos veio da terceira posição alcançada por João Costa e Íris Mendes na prova de Pares Mistos Juvenis.

Para além dos medalhados, houve mais atletas maiatos em competição. Raquel Barros, Rita Pinto e Muriel Ferro alcançaram a oitava posição em Trios Juvenis. Kátia Barbosa, Stephanie Medeiros e Rosa Silva ficaram no décimo segundo posto em Trios Juniores Elite. Por fim, Úrsula Martins, Francisca Barbosa e Inês Luz chegaram ao sétimo posto de Trios Seniores Elite, alcançando a final da especialidade de equilíbrio.

O ACM foi ainda o único clube português a ter atletas nos três escalões que competiram, juvenis, juniores e seniores.

Estes europeus marcam a retirada da dupla João Maia e Tiago Figueiredo depois de vários anos a competir em conjunto, que se despede depois destas três medalhas e de várias conquistas entre Campeonatos Nacionais e Taças do Mundo.

André Cordeiro