Vitória em toda a linha de Bragança Fernandes

Para a noite ser perfeita, só faltou ao PSD de Bragança Fernandes vencer as juntas de freguesia de Gondim e Gueifães, que continuam nas mãos de autarcas socialistas. O presidente da Câmara da Maia venceu pela segunda vez as autárquicas, garantindo um reforço de votos, de percentagem e de mandatos.

 

Em eleições marcadas pelo aumento do número de eleitos, por força do incremento de eleitores para mais de 100 mil, o edil ‘laranja’ dificilmente poderia esperar melhor. Assegurou a eleição de sete vereadores, deixando, de novo, a oposição reduzida ao PS e com o mesmo número de vereadores, três.

Desta vez sem a ajuda do CDS/PP, Bragança Fernandes levou o PSD a números que só tinham sido ultrapassados noutros tempos por Vieira de Carvalho (ver gráfico).

Para o PS ficou uma noite amarga, com a perda de votos e percentagem, além das derrotas em Milheirós, freguesia conquistada há quatro anos, e Águas Santas, um bastião ‘rosa’ desde sempre.

Registo ainda para nova vitória de Pinho Gonçalves em Vila Nova da Telha. Contando, desta vez, com o apoio do PSD, que não apresentou candidato, o líder da autarquia garantiu novo mandato.