EB 2,3 da Maia com nova associação de pais

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2,3 da Maia tem uma nova direcção. A assembleia-geral para a eleição dos novos órgãos sociais decorreu no dia 16 de Outubro, e elegeu Teresa Duarte para a presidência da direcção. Teresa Duarte passou de vice-presidente a presidente, um lugar que era até agora ocupado por Amélia Miranda que, por questões profissionais, ficou agora com o conselho fiscal. “Apenas houve uma reorganização dos lugares, as pessoas são praticamente as mesmas”, referiu. “No fundo, há uma continuidade”, acrescentou.

O programa de actividades ainda não está pronto, no entanto, a nova presidente avança que o primeiro grande objectivo passa por “dar um bocadinho mais de visibilidade” à associação de pais. Mas a associação de pais já tem vindo a realizar algumas iniciativas. Desde já, na semana passada, colaboraram com a escola na organização de uma sessão de esclarecimento sobre a disciplina de educação sexual nas escolas. “A escola queria dar a conhecer aos encarregados de educação o que ia ser feito no segundo e terceiro ciclo e nós já ajudamos nessa organização”.

Em termos de participação, Teresa Duarte afirma que de um universo de 1200 alunos, conseguiram, “para já”, chegar a cerca de 130 encarregados de educação e que destes, cerca de 80 participaram neste encontro.

A associação pretende também publicar um boletim informativo trimestral para que os pais e encarregados de educação sejam informados sobre as alterações da lei que vão sendo publicadas, sobre as actividades do próprio agrupamento, “nomeadamente o plano curricular, o plano de actividades” e da própria associação. “Será um boletim com assuntos que interessam aos pais”, afirma a presidente da direcção.

No imediato, deverão fazer uma campanha de solidariedade, no entanto, ainda não está definido com o agrupamento se será de recolha de bens ou brinquedos, tendo em conta a época natalícia. E para esta iniciativa a dirigente espera mobilizar os pais, o que tem sido “mais difícil do que na básica”, confessa.

Na direcção, Teresa Duarte terá como vice-presidentes Mário Cortez e Paula Maria Pinto, como tesoureira Maria João Guimarães e como secretária Anabela Loureiro. A mesa da assembleia-geral vai ser presidida por Paula Rebelo, que terá como secretárias Orísia Martins Pereira Maria de Fátima Silva. Já o conselho fiscal vai ser presidido por Amélia Miranda, que terá como secretárias Anabela Nunes e Paula Castro.

Isabel Fernandes Moreira