Início » Opinião

Opinião Luís Rothes: Sarilhos, Artimanhas & Insolvências

4 de Dezembro de 2009 Sem Comentários

 Powered by Max Banner Ads 

 Powered by Max Banner Ads 

A Assembleia Municipal da Maia viu-se obrigada a aceitar a apresentação da MACMAI, Matadouro Agrícola e Comercial da Maia, a processo judicial de insolvência, situação a que esta empresa foi infelizmente conduzida pela CMM e para a qual, lamentavelmente, não parece haver agora alternativa, depois do Tribunal de Contas ter travado mais uma artimanha jurídica ensaiada pela autarquia. Esta é mais uma etapa triste de um processo há muito mal conduzido e que tem estado sistematicamente marcado pelos sarilhos e pelas trapalhadas.

O Partido Socialista acompanhou com óbvia preocupação os gravíssimos atropelos consecutivos que conduziram à presente situação de insolvência da empresa. Não apoiámos a criação da MACMAI, por a considerarmos mal fundamentada do ponto de vista técnico e desajustada às condições de mercado existentes. Lamentámos a forma como se arrastaram parceiros locais para esta aventura sem futuro. Discordámos das artimanhas jurídicas com que se procurou disfarçar a situação caótica a que a empresa foi conduzida. Deplorámos a forma seguidista como a direita deixou a AMM arrastar-se para deliberações ilegais e sem devida sustentação, como o Tribunal de Contas veio agora judiciosamente chamar a atenção.

Com efeito, o Acórdão do Tribunal de Contas, que recusa o visto indispensável à concretização da “solução” amanhada pela autarquia, ilustra bem os múltiplos erros cometidos. Estamos perante um conjunto de sarilhos e artimanhas que colocam a Maia em maus lençóis e perante problemas que estão ainda longe de resolução, pondo mesmo em risco o bom-nome da autarquia.

A situação a que a CMM conduziu a empresa MACMAI é, com efeito, muito grave e profundamente complexa. Independentemente dos possíveis desenvolvimentos técnico-jurídicos, este caso não pode deixar de merecer, desde já, uma severa apreciação política.

Com efeito, há que sublinhar, desde logo, que todo este processo, desde a criação da MACMAI até à previsível apresentação da empresa à insolvência, revelam uma sistemática falta de fundamentação técnica das decisões e um recorrente recurso a artimanhas jurídicas, que criaram uma situação explosiva, que agora rebenta nas mãos da CMM, com consequências nefastas evidentes para o concelho. É tempo de o executivo maiato considerar que as coisas feitas em “cima dos joelhos”, nestes como noutros casos similares, acabam sempre por prejudicar a vida autárquica.

Por outro lado, há que lamentar o autismo sistemático da direita no poder, que nunca quis dar ouvidos aos alertas que o Partido Socialista foi fazendo ao longo do processo. A direita maiata terá que aprender, um dia, que considerarem-se donos exclusivos da razão, nesta como noutras situações do mesmo tipo, é uma postura que não beneficia ninguém no concelho.

Página negra

Finalmente, não podemos deixar de lastimar a forma como a maioria permitiu a subalternização da AMM, admitindo que lhe fossem apresentadas decisões da CMM – e não meras propostas, como a lei determina – e que se tivesse aceite deliberar sem que tais propostas se suportassem numa conveniente fundamentação técnica. A Maia só terá a ganhar com o reconhecimento, pela maioria, de que a minimização da Assembleia Municipal, neste como noutros casos, não qualifica as decisões nem valoriza o poder local democrático.

Em suma, o processo MACMAI é uma página negra da vida autárquica local, de que, para já, só conhecemos algumas das consequências nefastas. O que se espera é que este episódio sirva, pelo menos, para que a CMM o aproveite para corrigir lógicas de acção e formas de trabalho em que está viciada. Os sarilhos e as artimanhas acabam por nos conduzir, nesta como em muitas outras circunstâncias, a situações que temos depois dificuldade em gerir e controlar. O futuro da Maia exige ambição e rigor por parte do poder autárquico. É por isso que, para que a Maia se afirme, a CMM tem que deixar de estar atrás do seu tempo!

Líder do Grupo Municipal do Partido Socialista na AMM

Related Posts with Thumbnails

Os comentários estão fechados.


 Powered by Max Banner Ads