Projecto alerta alunos do 2º e 3º ciclo para as alterações climáticas

O projecto “Liga a Terra” esteve na Escola EB2, 3 de Nogueira, na Maia, na passada sexta-feira. Trata-se de um projecto financiado pela Comissão Europeia, que decorre até ao final de Março, e que chegará a algumas das escolas do Continente e arquipélagos da Madeira e Açores, pela Companhia “No Mundo da Lua” de Nuno Theias.

 

Através de uma pequena representação com fantoches, os dois protagonistas da peça tentam chamar a atenção dos jovens alunos para a temática da energia e alterações climáticas. “De uma forma muito simples e dinâmica, pretende transmitir a um púbico escolar o que são as energias renováveis e não poluentes, e distingui-las das energias não renováveis e que têm trazido consequências muito más para o nosso planeta”, explica o director da companhia, Nuno Theias, que é também um dos protagonistas da peça. A digressão começou em finais de Dezembro e, até agora, a reacção dos alunos tem sido bastante positiva. “A reacção tem sido muitíssimo boa. O espectáculo está também feito de forma a que eles participem durante todo o tempo da peça. É bastante interactivo”, sublinha.

Nuno Theias é, nesta peça, um alto representante, na Terra, de uma comunidade intergaláctica formada por planetas que têm condições e tratamento ambiental mais sustentável. “Viram que na Terra há grandes problemas de efeito de estufa, e pretendem indagar e perceber o que se está a passar”, explica.

Vitor de Freitas é o Amoroso que, nesta peça, representa a Humanidade. “Este personagem é um reflexo do ser humano que tem consciência da problemática do clima, mas que continua a deitar o pacote de leite no lixo, a usar o petróleo ou a energia nuclear”, explica.

Os alunos são ainda desafiados a participar no projecto através da realização de trabalhos, que podem ser desenhos, textos, fotografias e vídeos, sempre sobre o tema da energia e das alterações climatéricas. “Sendo um espectáculo com uma forte componente pedagógica, é nossa função criar as condições para que dentro da sala de aula, já com o professor, desenvolvam trabalhos nesta área e façam uma maior investigação”, refere Vitor de Freitas. Como recompensa, os 10 primeiros trabalhos de cada escola a serem recebidos pelo projecto, recebem um jogo. E no final do projecto, será ainda realizada uma exposição com todos os trabalhos das escolas. Mais pormenores do projecto em www.ligaaterra.eu.

A vinda da companhia de teatro “No Mundo da Lua” surge ainda no âmbito do projecto educativo “De mãos dadas com a Cidadania”, do Clube Europeu da Escola EB 2, 3 de Nogueira. E teve como objectivo “permitir aos alunos uma outra vivência prática com outras formas de expressão e que contribuem para a sua cidadania”, sublinhou o professor António Inácio, coordenador do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

Fernanda Alves