Aprender a multiplicar plantas

O Complexo Ambiental da Quinta da Gruta recebeu, recentemente, uma formação sobre Multiplicação de Plantas. O complexo, onde também funciona a Escola de Educação Ambiental, procura dar resposta ao "aumento do interesse da comunidade pelas questões ambientais e ecológicas, com especial destaque para o ressurgimento da utilização de plantas aromáticas na alimentação", adianta a Câmara Municipal da Maia.

 

Este foi o primeiro de dois cursos. O segundo será dedicado às plantas aromáticas e medicinais. O dia de multiplicar plantas foi um acção diferente do habitual, como conta a responsável pelo complexo ambiental, Marta Moreira. "Hoje abrimos as portas aos adultos e não às crianças, como já vem sendo habitual". Nesta acção, foram explicados os diferentes métodos para a multiplicação e propagação de plantas.

Durante a parte da manhã, os formandos puderam aprender, em teoria, como se faz a multiplicação de plantas. A parte prática estava guardada para a parte da tarde. Esta actividade implica, como é óbvio, mexer na terra, algo que causou estranheza a alguns dos formandos. Ao contrário das crianças que, segundo Marta Moreira, "aderem de uma forma entusiasmada, estão logo prontos, todos querem ser o primeiro" a meter as mãos na terra. Mas que mexer na terra não seja impedimento para se tornar um pequeno agricultor, porque o Complexo Ambiental da Quinta da Gruta tem luvas que podem ser utilizadas pelas pessoas "mais reservadas", diz Marta Moreira.

A propagação de algumas plantas que estavam num dos laboratórios da Quinta da Gruta foi feita por estacaria. Este tipo de propagação não exige grandes superfícies de terreno e pode ser feita em casa, por exemplo, numa varanda. "Toda a gente pode ter um cantinho para as plantas num apartamento", adianta Marta Moreira. Cantinho que também pode ser reservado como espaço para pôr em prática aquilo que vai ser ensinado no próximo curso de formação da Quinta da Gruta, subordinado ao tema "Plantas Aromáticas e Medicinais", que está marcado para o próximo dia 5 de Março, entre as 10h00 e as 17h00.