Santana na Fase Final, Águas Santas regressa aos triunfos

Três jogos e três vitórias coroadas por apuramentos e injecções de moral que tanto as equipas maiatas de andebol masculino precisavam. A uma jornada do fim da Fase Regular, o Santana já garantiu um lugar na Fase Final da 3ª Divisão. Já o Águas Santas teve um regresso aos triunfos e logo com dois seguidos.

Os aquissantenses vinham de quatro derrotas consecutivas e ainda não tinham ganho em 2010, mas a tendência mudou nesta dupla jornada. No sábado, os agora comandados de Jorge Borges foram ao Pavilhão do último classificado Fafe e não deram quaisquer hipóteses, vencendo por 20-28.

Já esta quarta-feira, os maiatos regressaram a casa e voltaram a vencer, desta feita o Marítimo. O Águas Santas até estava a perder ao intervalo por 11-12, mas na segunda metade acabaram por dar a volta e ganhar por 27-23.

Os maiatos subiram assim a nono lugar da classificação, com 32 pontos, já a 14 do líder FC Porto, e a oito do sexto lugar, objectivo que tinha sido definido no início da época.

Na décima nona jornada, os aquissantenses deslocam-se até Aveiro para defrontar o oitavo classificado S. Bernardo, numa partida que terá lugar às 18h30 de amanhã.

Na 3ª Divisão-Zona Norte, a boa época do Santana continua. Os comandados de Francisco Monteiro venceram o Gondomar Cultural no Municipal de Gueifães por 32-26 e garantiram o apuramento para a Fase Final quando ainda falta uma jornada para o término da 1ª Fase.

Os maiatos lideram a classificação com 58 pontos e deixaram para Callidas Clube e Afifense a luta pelo outro lugar de acesso à fase decisiva da prova.

Na útlima jornada, o Santana vai até ao Municipal David Freitas, casa precisamente do Afifense. Nesta partida, que terá lugar amanhã, às 15h00, está em causa o apuramento dos homens da casa, mas o Santana também quererá “vingar” a derrota sofrida em Gueifães na primeira volta do campeonato.

De regresso à competição está a Académica da Maia-ISMAI. Depois de falhada a passagem à Fase Final da 2ª Divisão, os comandados de Paulo Sá e Mário Santos defendem agora a manutenção neste escalão. Após terem folgado na primeira jornada, os maiatos voltam a competir nesta segunda ronda quando receberem o Avanca no Municipal da Maia, numa partida que terá lugar amanhã, às 18h00.

André Cordeiro