Escola do Castelo da Maia acolhe turma da Roménia no projecto Comenius


Vários alunos da turma 10ºA da Escola Secundária do Castelo de Maia (ESCM) vão acolher um intercâmbio de 21 estudantes e nove professores da Roménia, ao longo desta semana.
É uma iniciativa integrada no programa COMENIUS – IDEA, de intercâmbio escolar. O objectivo é contribuir para a responsabilização dos alunos maiatos quanto às suas possibilidades de intervenção cívica na comunidade.

Nesse sentido, de 17 a 27 de Maio, os alunos estrangeiros ficarão integrados na vida quotidiana na escola e na casa das famílias dos alunos da Maia, enquanto os professores ficarão instalados por conta própria.

De forma a facilitar a comunicação, os alunos romenos já tiveram uma formação básica em Português. A turma 10ºA da ESCM também virá a beneficiar de um curso básico de introdução ao romeno quando for viajar aquele país.

Esta é uma excelente oportunidade para as famílias de alunos em idade escolar para criar amigos, conhecer um cultura diferente e permitir aos filhos uma comunicação numa língua estrangeira, sublinha a escola. Este intercâmbio está incluído num plano de trabalhos apresentado à comissão europeia no âmbito das Parcerias Bilaterais do Programa COMENIUS, que vigora de Setembro de 2009 a Julho de 2011.