Andebol: Águas Santas estraga pleno


Foi por pouco que as equipas maiatas de andebol não fizeram o pleno no passado fim-de-semana. Exceptuando o Águas Santas, os maiatos e maiatas venceram todos os encontros e reforçaram as posições nas classificações.

No Grupo B da fase Final da 1ª Divisão de Seniores Masculinos, o Águas Santas não foi muito feliz. Os comandados de Jorge Borges visitaram o pavilhão do Xico Andebol e saíram derrotados por 36-31.
Quando faltam duas jornadas para o final da prova, o Águas Santas tem a manutenção assegurada e ocupa o segundo lugar do grupo, com 37 pontos, menos dois que o líder S. Bernardo e mais dois que o terceiro Xico Andebol. Os maiatos disputam a nona ronda apenas a 29 de Maio, altura em que recebem o Sporting da Horta.

Na Fase Final do Campeonato de Seniores Femininos, o Santa Joana venceu mas viu o objectivo do quarto lugar fugir-lhe definitivamente. As maiatas receberam o Alavarium e venceram sem contemplações por 29-21.
As comandadas de Daniela Monteiro seguem no sexto lugar da classificação com 19 pontos, mas já a sete do quarto lugar ocupado pelas também nortenhas e vice-campeãs nacionais do Colégio de Gaia.
As maiatas só regressam à competição nos próximos dias 5 e 6 de Junho com uma dupla jornada. No dia 5, às 18h30, recebem o Colégio João de Barros no municipal de S. Pedro Fins. No dia 6, às 16h00 visitam a casa do CDE Gil Eanes, líder da prova com 32 pontos.

No passado fim-de-semana regressou também à competição a Académica da Maia-ISMAI, e logo com dois jogos. Primeiro os maiatos receberam e bateram o S. Paio Oleiros por 35-32.
No dia seguinte, os comandados de Paulo Sá e Mário Santos não acusaram muito o cansaço e foram vencer a casa do Avança, por 30-32.
Com esta dupla vitória, a Académica da Maia-ISMAI reforçou a liderança da fase de Manutenção da 2ª Divisão – Zona Norte, onde lidera com 46 pontos, mais cinco que o segundo Académico.
Os maiatos disputam a 11ª jornada no sábado, às 19h15, quando se deslocarem ao Pavilhão do Lima para defrontar o Académico.

Na Fase Final da 3ª Divisão, o Santana também venceu. Os comandados de Francisco Monteiro receberam o líder Paço de Arcos e saíram vencedores por 36-32.
Os maiatos ocupam agora o quarto lugar com os mesmos 10 pontos do quinto Académico de Viseu. Na frente estão Paço de Arcos e Vitória de Setúbal com 16 pontos.
Na sétima jornada desta fase decisiva, o Santa tem uma difícil deslocação ao Fontelo para enfrentar o Académico de Viseu. A partida terá lugar às 20h00 de sábado.

André Cordeiro