,

Feira das Oportunidades 2010 quase a abrir (vídeo)


Já falta pouco para a Feira das Oportunidades ocupar o Parque Central da Maia. É já a partir da próxima quinta-feira que o certame abre as portas pela quinta vez. Em paralelo, e no mesmo espaço, decorre também a quarta Mostra Social da Maia, iniciativa que vai mostrar as actividades desenvolvidas pela Rede Social do concelho da Maia.

A iniciativa levada a cabo pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia ocorre numa altura decisiva para os mais jovens do concelho. Estamos às portas do fim do ano lectivo e com essa data o início de uma nova vida para os mais novos, que se vêem a braços com decisões importantes que vão ser decisivas para o futuro. Em destaque no Parque Central vão estar “ferramentas que permitam aos mais jovens estarem mais preparados para o mercado de trabalho”, avançou o responsável pela pasta autárquica da juventude, Hernâni Ribeiro. À disposição dos jovens, e à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, vão estar stands “de universidades, de institutos superiores, de escolas de formação profissional e entidades ligadas ao empreendedorismo e emprego”, revelou o autarca.

No total, são cerca de 80 as entidades presentes na edição 2010 da Feira das Oportunidades. Entidades que vão procurar orientar os mais jovens nas decisões de futuro e também ajudar quem quer combater a crise, criando o seu próprio negócio. O certame ainda não abriu portas, mas Hernâni Ribeiro já tem uma certeza: “Com certeza que quem visitar a feira encontrará algo de útil para o seu futuro”.

E já que se falou em combater a crise, em paralelo decorre a Mostra Social da Maia, que atinge este ano a quarta edição. Com 20 instituições inscritas, “na sua grande maioria instituições particulares de solidariedade social”, revela a vereadora da acção social Ana Miguel Vieira de Carvalho, vai ser possível verificar o trabalho desenvolvido na área social da autarquia, “principalmente o realizado no âmbito dos gabinetes de apoio integrado local e de inserção profissional, além do projecto Novos Laços e na acção social escolar”, acrescenta a autarca. Desta forma, vai ser possível aos maiatos encontrar soluções para situações menos favoráveis, como medida de combate à actual situação económica local, nacional e mundial.

O certame abre as portas na próxima quinta-feira, dia 20, às 14h00.

Pedro Póvoas